O Estudo de Caso Anna
Por: Leonardo Ferracini • 18/4/2023 • Trabalho acadêmico • 550 Palavras (3 Páginas) • 125 Visualizações
LEONARDO FERRACINI – RA: 002202003689
ESTUDO DE CASO – ANNA 0. - " ESTUDOS SOBRE A HISTERIA (Sigmund Freud)"
Objetivo: Avaliar condutas e intervenções do psicanalista (manejo de transferência e contratransferência) diante dos mecanismos de defesa apresentados pela paciente.
O contexto presente é de uma jovem de muito senso crítico, a qual vivia uma vida monótona e era advinda de uma família aristocrata e que exercia extremo controle de sua vida.
A mesma possuía muito interesse por temas relacionados à arte, como a dança, escrita, etc, os quais envolviam atividades externas, que eram barradas pelos seus pais.
Além destes episódios de repressão dos pais, a paciente foi obrigada a cuidar do pai durante à noite/madrugada, devido a doença que o mesmo obteve, e que seria a causa de sua morte futuramente. Neste cenário, após a perda do pai, Anna O. inicia o desenvolvimento de um conjunto de sintomas que juntos foram denominados de Histeria.
Pode-se identificar que os mecanismos de defesa apresentados por Anna O., em relação aos sintomas relatados por Breuer e Freud, eram, principalmente, os de Recalque e Regressão, como evidenciam os episódios abaixo:
- Primeiramente num aspecto geral, é possível identificar a regressão devido aos relatos da mesma apresentar dois estados de consciência, tendo em vista que, em um período do dia ela possuía a personalidade coerente a uma pessoa de sua idade, e no outro período do dia, regredia personalidade de uma criança.
- É possível identificar o recalque como o motivo de sua surdez seletiva (O qual foi descoberto por Breuer através de uma sessão de Hipnose, em que, a mesma relatou um momento onde, ao ouvir escondida uma conversa de seus pais, sem perceber, foi surpreendida por seu irmão, que chegou por trás dela e a sacodiu. A garota, assustada, reprimiu tal situação, deste modo, ao ser sacodida novamente, (Normalmente no balanço ao andar de cavalo) a mesma perdia a audição).
Outro sintoma do recalque era o fato de Anna O. não ouvir quando alguém entrava na sala. Também em uma sessão de Hipnose, Breuer descobre que isto foi natureza de um episódio em que, o pai da histérica, ao entrar na sala e notar que a mesma estava distraída enquanto falava com ela, de forma abrupta grita com a menina. E ela, ao invés de revidar, reprime isto.
Para realizar a investigação dos sintomas, Breuer, cujo o qual iniciou os estudos com Anna O., utilizou da hipnose em que o episódio que provocara o sintoma era reproduzido, porém esta ferramenta serviu apenas para relembrar as fontes de suas angústias/sintomas, mas não para resolver os problemas. Cada sintoma foi examinado isoladamente. Além da hipnose, Breuer e principalmente Freud posteriormente utilizaram o que a própria paciente denominou como Talking Cure, ou, cura pela fala. No qual, foram observados resultados melhores para a cura dos sintomas investigados.
Freud começa a trabalhar com Anna O. devido ao envolvimento emocional que a paciente cria com Breuer, para este processo, Freud denomina Transferência. Lendo os escritos é possível identificar que Breuer também sentia prazer em estar com a jovem moça, ele se interessava pessoalmente sobre o processo e passava horas com a mesma, de forma a se orgulhar que Anna O. o reconhecia como sendo o único capaz de realizar progressos em seus estados, o que é denominado, também por Freud, de contratransferência.
...