O Estudo de Caso Genie
Por: Letícia Graziele • 19/4/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 669 Palavras (3 Páginas) • 667 Visualizações
ESTUDO DE CASO 1- GENIE
1- Explique qual a estratégia neuropsicológica utilizada para a reabilitação da linguagem de Genie.
R: Foram usadas várias estratégias, entre elas testes/experiências, estimularam a linguagem oral, linguagem de sinas, e principalmente a estimulação do hemisfério direito para desenvolver a linguagem, já que o esquerdo estava impedido de desenvolver a linguagem por não ter sido estimulado no período crítico.
2- Analise os seguintes aspectos do caso:
a) Históricos – Em que o “espírito da época” influenciou a condução do caso?
R: Primeiramente foi pela estreia do filme ‘O Menino Selvagem’ na mesma época que descobriram Genia, a obra tinha a história semelhante à dela, e claro a sensibilização da sociedade e uma equipe interessada em estudar o caso.
b) Éticos e Científicos – qual o problema da pesquisa? Ocorreram problemas éticos?
R: O problema relacionado a pesquisa foi que os pesquisadores ficaram fixos em obter conhecimento e esqueceram a paciente em questão, assim prejudicando a mesma. Genie andava sempre de casa em casa, sem poder criar grandes laços. E também teve o fato de que um dos tutores fez o papel de pai e de terapeuta.
c) Psicológicos – Estabeleça as motivações possíveis para os comportamentos do pai, da mãe, de Genie e dos pesquisadores, com base em evidências do texto e do documentário.
R: O pai era violento e rude com a menina, talvez sofria de algum transtorno mental.
A mãe era vítima de violência doméstica, indefessa.
Genie, uma criança doce, que não conseguia de defender, era observadora e curiosa.
Os pesquisadores estavam mais interessados no caso com o intuito de ganhar reconhecimento.
3- Pesquise e relacione as teorias da linguagem de Chomsky e Lennenberg ao caso de Genie.
R: Para Chomsky aprendemos a linguagem não apenas porque somos ensinados, mas porque nascemos com os princípios da linguagem, está em nossos genes. Nós temos linguagem por causa da natureza, e não só pela educação. Já Lennenberg concordava que nascemos com os princípios da linguagem, mas afirmava que há um prazo para usarmos esses princípios. Se a 1ª língua não for aprendida até a puberdade, então pode ser tarde. Os estímulos ambientais estimulam as interações sociais. Sendo assim, podemos concluir que no caso de Genie, ela não conseguiu desenvolver a linguagem perfeita, por ter sido privada do convívio social.
4- No entendimento de seu grupo, Genie desenvolveu a linguagem ou não? Estabeleça as evidências que sustentam a sua opinião.
R: Genie conseguiu evoluir e descobriu sua própria maneira de se comunicar, entretanto ela não conseguiu usar a linguagem verbal, mas sim a linguagem automática. Ela demostrava um uso não evoluído da gramatica e da sintaxe, mas comunicando seus desejos como “ Genie banheiro” ou “ Genie Fome”, mas não era capaz de transmitir em suas palavras carga emocional, os sentidos implícitos que uma palavra possuí.
--
1- Explique quais foram as mudanças causadas no cérebro de Genie pelo isolamento em que viveu?
R:
2- Como se tornou possível a Genie recuperar ao menos parcialmente o uso da linguagem?
R: Genie conseguiu evoluir e descobriu sua própria maneira de se comunicar, entretanto teve limitações, ela perdeu um hemisfério cerebral e com isso passou a se apoiar nas outras partes intactas do cérebro, para continuar sua vida cotidiana.
3- Descreva em que aspectos sua linguagem se distanciava do esperado.
R: Genie conseguiu evoluir e descobriu sua própria maneira de se comunicar, entretanto ela não conseguiu usar a linguagem verbal, mas sim a linguagem automática. Assim sendo, sua linguagem foi se distanciando do esperado a partir do momento em que ela adquiriu precariamente a fala, mas sem sentido gramatical e da sintaxe, comunicava seus desejos como “Genie banheiro” ou “Genie Fome”, mas não era capaz de transmitir em suas palavras carga emocional, os sentidos implícitos que uma palavra possuí.
...