O MAPA MENTAL ESTRUTURALISMO
Por: Beatriz Mello Marinho • 30/11/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 437 Palavras (2 Páginas) • 169 Visualizações
As Descontinuidade da Modernidade
Podemos destacar três descontinuidades das instituições modernas que diferem a sociedade atual das tradicionais: O ritmo de mudanças que faz referência a fugacidade das modificações que ocorreram: O escopo da mudança que são transformações ocorridas devido a interconexão do globo e a urbanização moderna.
Assim, a natureza da modernidade expressa por Giddens é multidimensional no âmbito das instituições, ou seja, é caracterizada tanto pela teoria de Marx, que acreditava que a base da modernidade é o capitalismo, onde tudo, desde os bens materiais a força do trabalho humano, se tornaram bens de consumo como por Weber e Durkheim. (PQ WEBER E DURKEIM???????) Para estes, a sociedade capitalista girava em torno da racionalização acerca da tecnologia que era o eixo das atividades humanas.
Um dos advento da sociedade moderna foi a criação do relógio e do calendário, e mais tarde, a padronização das horas e dos dias. Essas mudanças permitiram a uniformidade na organização social do tempo e gerou, por exemplo a criação da jornada de trabalho.
No subtópico Sociologia e Modernidade podemos encontrar três concepções amplamente defendidas: A primeira diz respeito ao diagnóstico institucional na modernidade; a segunda tem a ver com o foco principal da análise sociológica; a terceira se relaciona as conexões entre conhecimento sociológico e as características da modernidade que se refere ao conhecimento. ( CONHECIMENTO DE QUE?????)
A ideia a respeito do diagnóstico institucional na modernidade tem tido a tendência de cuidar de uma única e mais dinâmica (????????) de transformação ao interpretar a natureza da modernidade.
Em questão da análise sociológica, o caráter de rápida transformação da vida social moderna não deriva essencialmente do capitalismo, mas do impulso energicamente de uma complexa divisão de trabalho, aproveitando a produção para as necessidades humanas através da exploração industrial da natureza.
As conexões entre conhecimento sociológico e as características da modernidade que se refere ao conhecimento que é o conceito de sociedade ocupa uma posição focal no discurso sociológico. "Sociedade" é obviamente uma noção ambígua, referindo-se tanto à "associação social" específico de relações sociais. Nenhuma das sociedades pré-modernas, virtualmente, era tão claramente limitada com os estados nacionais modernos. Em condições de modernidade o distanciamento tempo espaço é muito maior, mesmo nas mais desenvolvidas civilizações agrárias. ( TA SEM SENTINDO, OU TO INTERPRETANDO ERRADO? )
O conhecimento sociológico mantém uma reação instrumental com o mundo social com qual se relaciona, tal conhecimento pode ser aplicado de uma maneira tecnológica para intervir na vida social. ( TEM HAVER COM MODERNIDADE ???????
...