TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Monge E O Executivo

Ensaios: O Monge E O Executivo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

O monge e o Executivo, uma história sobre a essência da liderança – James C. Hunter

De uma vida extremamente organizada, gerente geral de uma grande indústria, John, casado, pai de dois filhos: John Jr. (adotado) e Rachel deparou-se com algo que jamais pensara acreditar.

Após um movimento sindicalista na fábrica, as constantes reclamações de sua esposa e a insubordinação de seus filhos, John começa a ver que nem tudo estava como planejara. Diante disso sua esposa sugere que ele vá se aconselhar com o pastor de sua igreja, que o indica a participar de um retiro num mosteiro cristão. Resistiu no começo, mas acabou aceitando a sugestão.

E ai, se inicia uma revolução na maneira de pensar sobre a verdadeira liderança. O que é afinal, ser um líder?

Há muito tempo um antigo provérbio chinês ressaltou: “Se você não mudar a direção, terminará exatamente onde partiu.” E é exatamente isso, se continuarmos a insistir em agirmos exatamente do jeito “rude” que apreendemos, seremos engolidos pelo novo processo de liderança, pelos novos paradigmas que estão sendo construídos, e estes centralizado principalmente na pessoa não somente no sistema.

Ao falarmos em sistemas que regem uma empresa, estamos falando de distribuidores, financiadores, clientes, fornecedores, entre outros, e claro não esquecendo aqueles que também contribuem para o sucesso/fracasso como por exemplo a faxineira, a copeira.

Uma definição muito bem exaltada no livro diz: Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. Pag 25.

Todos devem se sentir pertencendo ao processo, logo, se ao contrário, para que fazer? Demonstrar importância, a arte de saber ouvir, dialogar e não impor são ferramentas fundamentais para um bom líder. E claro, agir com coerência, fazendo parte do sucesso e também do fracasso. Não é uma tarefa fácil, treinar e desenvolver pessoas, requer esforço e dedicação.

“Só quando nossas ações estiverem de acordo com as nossas intenções é que nos tornaremos pessoas harmoniosas e líderes coerentes.”

...

Baixar como  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »