O PAPEL DO PSICOLOGO NA ADMINISTRAÇÃO
Por: sydneia • 18/10/2015 • Trabalho acadêmico • 4.275 Palavras (18 Páginas) • 240 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DA CIDADE DO SALVADOR
Lívia Ferreira
Mirian Santos
Renata Sena
Robson Miranda
Silvia Leal
Sydneia Ferreira
Tiago Silva
O PAPEL DO PSICÓLOGO DENTRO DA ORGANIZAÇÃO
SALVADOR
2010
[pic 2]
FACULDADE DA CIDADE DO SALVADOR
Lívia Ferreira
Mirian Santos
Renata Sena
Robson Miranda
Silvia Leal
Sydnéia Ferreira
Tiago Silva
O PAPEL DO PSICÓLOGO DENTRO DA ORGANIZAÇÃO
Trabalho apresentado como pré-requisito parcial para aprovação na disciplina de Psicólogia curso Bacharelado em Administração da Faculdade da Cidade do Salvador, sob à orientação da Prof.ª Gabriela Gordilho , turma 1B, turno noturno semestre 2010.1. |
SALVADOR
2010
APRESENTAÇÃO
Construir um trabalho de fonte de pesquisa e conhecimento sobre o papel do psicólogo organizacional, nos impulsiona a ter uma visão critica sobre os processos e aplicabilidades da psicologia, identificando a sua importância dentro da empresa. Percebe-se que a presença do psicólogo dentro da organização é de grande influência para o desenvolvimento dos colaboradores e melhoria do seu ambiente de trabalho. Este ramo da psicologia é responsável pela prevenção e promoção da saúde mental do trabalhador. Quanto mais se expande esta prática dentro das empresas melhor para a mesma pois pode trazer um retorno de investimentos para a instituição.
O papel do Psicólogo na Organização
Como qualquer outra importante profissão o psicólogo vem conquistando seu espaço no mercado de trabalho, principalmente nas grandes organizações empresarias. Já é constatado por profissionais em diferentes áreas de conhecimento como os Administradores, Economista e Sociólogo entre outros, que o papel do psicólogo se tornou extremamente indispensável nas organizações.
Pois para as grandes organizações sobreviverem nesse mercado globalizado, onde o Capital Humano e a Qualidade Total são os pontos chaves para o sucesso organizacional. Visando nesse sentido o papel do psicólogo organizacional é fundamental para alcançar níveis excelentes de qualidade por toda a organização.
Além dos processos voltados ao recrutamento de seleção, á aplicação de testes psicológicos e á dinâmica de grupo, o psicólogo exerce suas habilidades de saber se relacionar e se comunicar; ser pacientes, saber ouvir, interpretar os fatos sendo flexíveis ao se deparar com pessoas tão diferentes umas das outras; quanto ao perfil do psicólogo é preciso ter ética, ser humilde, ser um profissional facilitador, para proporcionar no individuo a descoberta da melhor maneira de agir, ser convincente com os indivíduos nas suas diferentes formas de agir e principalmente gostar de trabalhar com os mesmos.
São profissionais que devem ser bastante atualizados com as tendências e transformações sócias - econômicas e culturais, devem estar sempre em busca da qualificação em cursos, seminários, congressos e especializações. O seu trabalho nas organizações é desenvolvido em forma de consultoria aos gestores e colaboradores, acompanhando e orientando nas dificuldades surgidas como também apontando falhas e sugerindo melhorias para que possa ser alcançado o sucesso dentro da organização. Apesar de toda importância desse profissional na área organizacional, o próprio psicólogo as vezes não tem a clareza do seu atual papel nas organizações confundindo-se com o próprio objeto de estudo.
Nota-se que a psicologia encontra-se em plena evolução. O psicólogo organizacional tem um papel especifico: assumir um olhar diferenciado observando o comportamento do individuo dos vários setores e a partir desse olhar tentam desenvolver mecanismos que garantam a satisfação, a qualidade e condições de vida no trabalho para atingir os objetivos organizacionais, investindo no capital humano (pessoas), que agrega conhecimento e faz o grande diferencial.
Buscar essa satisfação é estar atento a todos os indicadores que confundem ou atrapalhem a vida da empresa e do trabalhador, o psicólogo com essa gama de conhecimento oferece grandes contribuições para subsidiar a vida saudável no ambiente de trabalho para que seja apurado e relatado como forma de crescimento e desenvolvimento. O psicólogo se depara com vários problemas de comportamentos devido a insatisfação que o individuo apresenta no seu dia-a-dia. Podemos citar alguns exemplos mais comuns nas organizações, o absenteísmo que é o atraso ou a falta constante e o Turnover que é a rotatividade taxas percentuais de entradas e saídas freqüentes de trabalhadores na empresa, sendo grandes indicadores da saúde organizacional, por isso, o psicólogo estará sempre disponível para detectar e apurar os motivos que levaram o individuo repetir esta forma de agir procurando a humanização do trabalho para diminuir esses índices.
Investir em um conjunto de ações de marketing institucional voltada para o publico interno (colaboradores, fornecedores, acionistas, vendedores) é um papel importantíssimo do psicólogo, para fortalecer e desenvolver o relacionamento organizacional criando programas que auxiliam o crescimento institucional, como Programas de Integração, Programa de Fidelização, Programa de Qualidade de Vida, Programa de Endomarketing e Programa de Gestão por Competência. Esses programas devem está ligado a comunicação organizacional com a ajuda do psicólogo para mapear as competências gerais favorecendo melhores condições e estimular a cidadania agregando valores.
Observa-se que o papel do psicólogo é de fundamental importância para o crescimento do individuo no seu ambiente de trabalho, onde desenvolve ações que venha incentivá-lo e projeta-lo para ampliar seu foco dentro da organização investindo no seu potencial com elogios, palestras, avaliações (feedback), construindo murais motivacionais em pontos estratégicos, festejar datas comemorativas, proporcionar benefícios, palestras e campanhas de saúde, visando o melhoramento da percepção coletiva que as pessoas tem da empresa para alcançar o planejado de maneira coerente e elevando sua auto-estima.
...