O PAPEL DOS PROFESSORES DE CRIANÇAS COM HIPERPERTIMAÇÃO EM CLASSE
Projeto de pesquisa: O PAPEL DOS PROFESSORES DE CRIANÇAS COM HIPERPERTIMAÇÃO EM CLASSE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: csscleiton • 10/11/2014 • Projeto de pesquisa • 2.758 Palavras (12 Páginas) • 248 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA- UESB
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS BÁSICOS E INSTRUMENTAIS- DEBI
CURSO: QUÍMICA (LICENCIATURA) I SEMESTRE
DOCENTE: ZORAIDE CRUZ
Apresentado por:
Cleiton Silva Santos
FUNDAMENTO DA PESQUISA CIENTÍFICA:Projeto de Pesquisa
ITAPETINGA – BA
2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA- UESB
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS BÁSICOS E INSTRUMENTAIS- DEBI
CURSO: QUÍMICA (LICENCIATURA) I SEMESTRE
DOCENTE: ZORAIDE CRUZ
O PAPEL DOS PROFESSORES AO LIDAR COM CRIANÇAS COM HIPERATIVIDADE NA SALA DE AULA.
Projeto de Pesquisa apresentado como crédito para a disciplina de Fundamento da Pesquisa Científica, sob a docência da prof.ª. Zoraide Cruz.
ITAPETINGA – BA
2014
PROJETO DE PESQUISA
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1 TÍTULOS DO PROJETO:
O PAPEL DOS PROFESSORES AO LIDAR COM CRIANÇAS COM HIPERATIVIDADE NA SALA DE AULA.
1.2 DADOS DO DISCENTE:
Nome/Cleiton Silva Santos
1.3 CAMPUS:
ITAPETINGA/BA
1.4 TIPOS DE PESQUISA:
(X) BIBLIOGRÁFICA
( ) ESTUDO DE CASO
(X) EXPLORATÓRIA
( ) PESQUISA-AÇÃO
( ) PESQUISA PARTICIPANTE
( ) OUTRAS CITAR: ___________________________________
2 INTRODUÇÃO
O presente estudo integra as pesquisas relacionadas à problemática do Transtorno do Desenvolvimento de Atenção com Hiperatividade (TDAH) existem no cenário educacional, pois em plena sociedade do conhecimento, com os avanços tecnológicos e grande exposição da ciência. Com isso, a necessidade dos profissionais dos mais diversos segmentos prepararem-se para as novas demandas do mundo globalizado.
Nesse cenário focalizamos o professor, o qual lida intrinsecamente com o conhecimento no processo ensino-aprendizagem, por isso dele é exigido à busca incessante pelo saber, a capacitação contínua para que preparado, possa lidar com o novo, com os desafios, vislumbrando o pleno desenvolvimento do educando, o que assim destaca a criança com TDAH.
O número de estudantes hiperativos tem aumentado e as escolas necessitam de profissionais preparados para trabalhar com esses alunos. Qual deverá ser o papel da escola, especificamente, do professor no processo ensino aprendizagem do estudante hiperativo?
Fica evidente que a criança hiperativa, em sala de aula, exige uma atenção especial por parte do professor e nada melhor que este esteja bem preparado para saber lidar com esse problema, como posicionar este estudante em sala de aula e como proceder nas tarefas e no relacionamento, sendo um mediador entre o TDAH e os demais estudantes.
As crianças com TDAH possuem características que as diferenciam de outras. Principalmente na escola, a criança comumente se torna um estorvo a mais numa classe já tumultuada. E, provavelmente, não só deixará de receber atenção adequada, como também será marginalizada pelos colegas, educadores e pais dos seus colegas.
Tendo em vista que a hiperatividade tem se tornado cada vez mais comum entre os estudantes do Ensino Fundamental, observa-se que há necessidade de novas metodologias para ser trabalhadas e também a aceitação tanto da família como da escola.
Para esse problema sustentamos como hipótese que com uma ação didático-pedagógica voltada para as necessidades especiais do hiperativo é possível contornar muitos problemas de aprendizagem que ele venha apresentar.
Neste contexto, este projeto tem como enfoque analisar o conceito de hiperatividade, verificar a preparação dos professores necessária para trabalhar com metodologias que auxiliem no rendimento desses estudantes e principalmente, que esse material sirva de apoio e aproveitamento para professores que tenham estudantes hiperativos inclusos em suas classes.
Os métodos utilizados para a realização da pesquisa serão leituras de alguns livros, artigos de revistas, textos, sites disponíveis e a pesquisa de campo. Pretende-se desenvolver a pesquisa de campo nas Escolas Públicas, do município de Itapetinga/Ba, tendo como público alvo, os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
A fundamentação teórica será baseada em alguns teóricos tais como: Barkley (2000), Borges (1997), Goldstein (1998), Marcílio (2004), Tiba (2002), Neves; Schochat (2005) Dentre Outros.
3 JUSTIFICATIVA
O TDAH ou Transtorno de Déficit de Atenção Hiperatividade é uma das grandes dificuldades no processo de ensino-aprendizagem enfrentadas pelas escolas, tendo em vista que nem sempre ocorrem revisões de conceitos e aperfeiçoamentos por parte dos docentes.
Inicialmente, precisa-se definir de fato, o que é hiperatividade, pois esse termo tem sido amplamente confundido com indisciplina, sendo comum a qualquer criança ser ativa, às vezes, até em excesso.
O termo hiperatividade refere-se a um dos distúrbios de comportamento mais frequentes na idade escolar caracterizado por um
...