O PGE - Relatório Experimental (Grafico)
Por: RAYSSACARUSO • 1/6/2019 • Relatório de pesquisa • 267 Palavras (2 Páginas) • 145 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
1 INTRODUÇÃO
O behaviorismo é o conjunto de abordagens surgidas no século XIX que propõem o comportamento como objeto de estudo, assim como já sugere o nome (behavior, do inglês, que significa conduta, comportamento). Dentro dessa abordagem, encontramos o behaviorismo radical, cujo seu representante mais notável foi o psicólogo B.F. Skinner. Ele sustentou a visão de que o ambiente não era o que está apenas fora, mas sim aquilo que está fora e dentro. Ele considerava o fato de que o ambiente influencia, seleciona, determina e também modifica. Sendo assim, ele não nega os eventos mentais, nega apenas que eles existam à parte do comportamento e que sejam sua causa observável publicamente (Chiesa, 2006).
Segundo Chiesa (2006, p. 45), “o comportamento não ocorre simplesmente; o organismo é considerado como o agente iniciador. Na formulação do behaviorismo radical, se é necessário ter um agente, o papel é atribuído ao ambiente.”
A seguir, serão postas em práticas técnicas de aprendizagem em um sujeito experimental no laboratório virtual, seguindo a teoria da caixa de Skinner e os conhecimentos acima do behaviorismo radical e análise do comportamento.
1.2 Objetivo
O presente estudo tem como objetivo observar em laboratório a aprendizagem de um rato albino simulado por um programa de computador e suas reações aos estímulos, assim como analisar as mudanças comportamentais do sujeito decorrentes à sua relação com o ambiente e apresentar os resultados atingidos.
1.3 Hipótese
Os indivíduos nascem com suas características comportamentais individuais que têm origem da filogenia (espécie) e também da ontogenia (ser), podendo adquirir influências do meio cultural. Entretanto, é possível afirmar que tais comportamentos além de inatos podem ser condicionados, aprendidos e modelados.
...