O PINÓQUIO AS AVESSAS
Por: rihana • 10/11/2017 • Trabalho acadêmico • 888 Palavras (4 Páginas) • 262 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
BRUNO ANDRIATO
DUILIAM DO PRADO DOMINGUES
ESTER CELESTE LOPES DA COSTA
MARINA PINI
TRABALHO DE ASSOCIAÇÃO DAS ABORDAGENS DE ENSINO
Bauru
2017
BRUNO ANDRIATO – D37613-6
DUILIAM DO PRADO DOMINGUES – D46BCI-6
ESTER CELESTE LOPES DA COSTA - D3020C-4
MARINA PINI - C47IBE2
TRABALHO DE ASSOCIAÇÃO DAS ABORDAGENS DE ENSINO
Trabalho visando diferenciar as abordagens de ensino baseando-se no livro “ALVES, R. Pinóquio às avessas”
Orientador: Prof. Dra. Rafaela Schiavo
Bauru
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5
REFERÊNCIAS............................................................................................................7
1 INTRODUÇÃO
Será abordado nesse trabalho a analogia do livro “Pinóquio às Avessas”, escito por Rubem Alves e ilustrado por Maurício de Souza, em relação às abordagens de ensino, desde Tradicional, passando pela Comportamentalista e complementando com a Abordagem Humanista.
Citando a Abordagem Tradicional, um sistema de ensino baseado na premissa de que os professores detêm o conhecimento novo e o aluno deve “recebe-lo”, como em um sistema bancário. Paulo Freire (1974), define a educação bancária como imposição do conhecimento realizada pelo professor sobre o aluno na medida em que o professor já tem conhecimento, sendo viável sua ação de “depositar” conhecimento aos alunos.
Na Abordagem Comportamentalista, possui bases educacionais que analisam o comportamento dos alunos, estimulando atitudes consideradas positivas e reprimindo atitudes consideradas negativas, enquanto “manipulam” os alunos.
Na Abordagem Humanista, a base do conhecimento é o aluno, tendo o professor somente de passar em conhecimento, usando suas experiências e vivências do estudante..
2 DESENVOLVIMENTO
Analisando o livro Pinóquio às avessas, com olhar seletivo nas abordagens do desenvolvimento da teoria de aprendizagem, com foco na tradicional, comportamental e humanista concluímos que, o autor do livro nos remete a uma criança, chamada Felipe, que igual a qualquer outra sempre terá seus questionamentos e suas dúvidas relacionadas ao mundo mas sempre trazendo consigo a sua subjetividade o que remete muito a abordagem Humanista.
Ao nascer numa família cujo a base do ensino de seus pais com certeza foi baseado na visão Tradicional de ensino, se depara com situações no qual há muitos questionamentos relacionados à duvidas do cotidiano, no qual seu pai lhe traz uma visão muito estereotipada sobre a vida adulta, emprego e estudo de forma a amedrontá-lo usando a historia do Pinóquio para demonstrar como ele será marginalizado se caso não seguir as regras escolares do modelo Tradicional, dessa forma não valorizando em nada todo conhecimento inato que Felipe já traz consigo. Pois em todos os seus questionamentos sempre buscava resposta, desta maneira adquiria mais conhecimento o que resultava em mais questionamentos, achando que todas as suas dúvidas e questionamentos seriam sanadas quando se tornasse adulto ou com os adultos. Felipe sempre ia aos seus pais em busca de respostas sobre seus questionamentos, mas seus pais diziam que na escola suas duvidas seriam sanadas, explicando-lhe como funcionava escola, notas, provas etc, no modelo tradicional de ensino, o que Felipe não concordava muito pois como pode o professor ou o órgão do governo saber o que as crianças realmente querem aprender e como vão conseguir aprender ao mesmo tempo, sem dizer que se torna injusto a forma de aplicação de notas para os alunos e a retenção de um ano letivo por apenas um numero e quem daria nota aos professores? Gerando um grande desconforto e ao mesmo tempo uma grande expectativa.
...