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O PINÓQUIO ÁS AVESSAS

Por:   •  4/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.411 Palavras (10 Páginas)  •  193 Visualizações

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UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

AMANDA APARECIDA PEREIRA CAMPOS - RA: N308656

BEATRIZ SANTOS SANTANA - RA: D755315

CAMILA TEIXEIRA GUERRA - RA: N258985

RAILANE SANTOS DA CONCEIÇÃO - RA: D717367

PINÓQUIO ÁS AVESSAS

SÃO PAULO

2018

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

AMANDA APARECIDA PEREIRA CAMPOS - RA: N308656

BEATRIZ SANTOS SANTANA - RA: D755315

CAMILA TEIXEIRA GUERRA - RA: N258985

RAILANE SANTOS DA CONCEIÇÃO - RA: D717367

PINÓQUIO ÁS AVESSAS

Trabalho apresentado para a disciplina Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem, sob a responsabilidade do Prof. Mario Monteiro.

SÃO PAULO

2018

SUMÁRIO

1. Introdução………………………………………………..........................…………..4

1.1. Abordagem Tradicional...........................................................................4

        1.2. Abordagens Comportamentalista.............................................................5

1.3. Abordagem Humanista............................................................................5

2. Apresentação dos trechos relacionados às abordagens..............................7

3. Considerações finais……………………………......................……….……….....10

5. Referências bibliográficas.................................................................................10

1. Introdução

O presente trabalho tem como objetivo analisar as abordagens Tradicional, Comportamentalista e Humanista dos processos de ensino-aprendizagem, identificar e fragmentar aspectos das abordagens no livro“ Pinóquio as avessas” de Rubens Alves com base e fundamentação teórico no livro “Ensino: as abordagens do processo”(MIZUKAMI,1986).O trabalho irá abordar os principais tópicos sobre as abordagens e sua relação com o livro citado anteriormente que faz do uso do mundo da imaginação para tratar dos aspectos favoráveis e desfavoráveis com base nas abordagens em relação ao ensino-aprendizagem.

1.1. Abordagem Tradicional

         A abordagem tradicional é fundada em praticas e vertentes educativas empregadas no contexto escolar e visa transmitir informações no perpassar do tempo e se tornou base para todas as abordagens que a seguirem.

       Neste contexto a educação é entendida como produto e é definida pela cedência do conhecimento que fica restrito á instituição escolar e ao professor através de tarefas pré- estabelecidas, e não investe no desenvolvimento individual do aluno.

      A figura central do ensino é o professor por deter e transmitir dos conteúdos e a relação existente é vertical, para essa concepção o homem é “tabula rasa”, o aluno é um ser inacabado que necessita de preparo educacional, sem considerar sua vontade.

      O ensino é formal e verbal, e os principais instrumentos para validação do conhecimento são as provas, ao final do ciclo escolar, o aluno ganha um diploma que serve como instrumento hierárquico no contexto social.

     Nesse enfoque, a educação individualista e seletiva e uniforme, se preocupando com a quantidade dos conhecimentos adquiridos durante o ciclo escolar.

1.2. Abordagem Comportamentalista

        A abordagem comportamental se caracteriza pelo objeto empírico, onde o conhecimento é o próprio individuo que faz. Esse conhecimento é também resultado direto das experiências que dever ser transmitidas pelos conhecimentos, e também pelos comportamentos éticos, práticos e sociais para a manipulação e controle do lugar onde se encontra.

      A escola é considerada e aceita como uma agencia de educação que tem como forma peculiar de controle conforme comportamentos que pretende instalar e manter. Nesta abordagem o professor tem a responsabilidade de planejar e desenvolver os sistemas de ensino, de forma que o desempenho do aluno seja maximizado, na forma de reforços no relacionamento entre aluno e professor.

     Segundo Skinner, o aprendizado concentra-se na capacidade de estimular ou organizar o comportamento, tanto sendo desejáveis ou indesejáveis. O homem é uma conseqüência das influencias existentes no meio onde se concentra, o aluno é considerado como um recipiente de informações e de reflexões.

      Na abordagem comportamental acredita-se que o individuo pode ser condicionado a tal comportamento. E o homem é considerado o produto do meio, e o meio é que pode ser manipulado.

1.3. Abordagem Humanista

        O ensino da abordagem humanista é voltado para o aluno e para a personalidade do mesmo, em sua capacidade de interação, organização pessoal e de atuar como pessoa integrada. A abordagem volta-se para o psicológico e emocional do aluno e o professor não transmite conteúdo, somente se encaixa como facilitador da aprendizagem.

       O conteúdo é simples: os aprendizados da vivencia dos alunos, tudo que é vivido pelos mesmos e que possa acrescentar em suas vidas de alguma forma.

       Para Rogers, o ser humano é quem reconstrói em si o mundo exterior conforme sua percepção, o que ele é capaz de enxergar e como absorve é o que serve de “instrumento” para criar sua personalidade, o aspecto básico que se desenvolve no mundo é o “eu” o qual inclui todas as percepções do ser humano.

      O ambiente é completamente necessário para o desenvolvimento do aluno, por isso acredita-se que com a abordagem humanista o ser humano se torna alguém responsável, dedicado e menos neurótico ao longo dos anos.

     Rogers não trata da sociedade em conjunto, mas se preocupa com o individuo e diz que a única autoridade que o individuo precisa é o de estabelecer qualidade de relacionamento interpessoal, isso torna o individuo mais auto-responsavel.

     A abordagem humanista visa o bem-estar psicológico do individuo e podemos afirmar isso com a frase de Neill: “Gostaria antes ver a escola produzir um varredor de ruas feliz do que um erudito neurótico”.

     Há uma preocupação com o desenvolvimento da visão de si mesmo nesta abordagem, o aluno não visa um molde, não são feitos como robôs, mas tem a liberdade de criar a si próprio com suas experiências.

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