O PLANO DE ATIVIDADE DA DISCIPLINA DE OSP
Por: Vanessa Santos • 12/3/2021 • Trabalho acadêmico • 887 Palavras (4 Páginas) • 300 Visualizações
[pic 1]
PLANO DE ATIVIDADE DA DISCIPLINA DE OSP
Alunos (as): | Susanne Guimarães Coelho |
RGM dos membros: | 092.1656 |
Disciplina: | Orientação e Seleção Profissional - OSP |
Professora Responsável: | Me. Iara Meireles |
Período: | P1. |
Local: | Centro Universitário Unigran Capital |
Justificativa: constar porque é importante a proposta de planejar um processo de OSP. Podem discorrer sobre a importância da escolha profissional, citar as etapas de um processo de orientação profissional, mediante bibliografia indicada: Spaccaquerche, M. E., & Fortim, I. (2009). Orientação profissional: Passo a passo. São Paulo, SP: Paulus.
O trabalho é uma atividade importante para o ser humano, pois tem relação com a subsistência individual e social, satisfação de necessidades, autorrealização, formação de identidade, sendo uma função tanto objetiva quanto de importância subjetiva.“É através do trabalho que o homem, ao mesmo tempo que transforma a natureza (objetivando satisfazer suas necessidades), se transforma” (Rego, 1998, p. 51). A escolha profissional na vida de um jovem o coloca em contato com um universo multiprofissional do mercado de trabalho, pensar em seguir uma profissão envolve vários aspectos como a influência familiar, financeira, as amizades, o próprio autoconceito do jovem, entre outros. O processo de Orientação Profissional facilita essa escolha do indivíduo, quando bem planejado e de acordo com o que o orientando necessita, traz informações relacionadas às profissões, ao mercado de trabalho, cursos e reflexões do significado de trabalho para o próprio sujeito, o que o aproxima daquilo que ele mais se identifica para atuar profissionalmente na sociedade.
Referente ao processo, o primeiro momento da Orientação Profissional é o autoconhecimento. O orientando irá conhecer mais a respeito dos próprios interesses, motivações, habilidades, valores e competências, sendo a entrevista a principal técnica. Após as primeiras entrevistas, é possível pensar em hipóteses diagnósticas que serão analisadas durante o processo, seguindo com exercícios e técnicas de orientação profissional, que se dão num segundo momento, em que o orientando conhece as profissões, suas rotinas, requisitos e o mercado de trabalho. O terceiro momento é de afunilamento das escolhas feitas durante o processo síntese dos dados, estabelecer-se-á os critérios básicos da área de estudo, sua realidade profissional e o sucesso profissional, para o orientando escolher o que realmente o atrai.
Objetivos: constar os objetivos que nortearão esta atividade.
Método
Instrumentos e técnicas; Descrever quais instrumentos e técnicas podem ser utilizados em um planejamento de OSP.
Procedimentos: oficinas
Plano de análise dos dados/das informações levantadas na atividade;
Exemplo:
- Curtograma: Esta atividade tem como objetivo identificar aspectos da personalidade do sujeito…
Obs. Vocês deverão não só descrever a atividade, mas também explicitar como esta atividade pode ser útil em um processo de OSP. Citar 05 atividades e/ou dinâmicas.
- O Que Eu Gosto De Fazer – lista de verbos:
Esta técnica é útil para fornecer dados sobre o orientando acerca de suas atividades de interesse, facilitando a identificação de quais a pessoa pretende desenvolver profissionalmente ou por lazer. Pode ser usada para as primeiras entrevistas de orientação profissional. A “lista de verbos” não é um teste e depende da análise qualitativa do orientador após a aplicação.
Objetivos: proporcionar a identificação e o levantamento das habilidades do orientando; propiciar a percepção das ações e realizações do orientando no seu dia a dia: propiciar a reflexão e a discriminação das atividades de lazer daquelas que poderão compor as atividades profissionais futuras.
Procedimento: esta atividade contém uma tabela com 85 verbos, pode ser aplicada individualmente ou em grupo, leva em média 20 minutos para realização. No primeiro momento, o orientando vai escolher livremente os verbos e formar frases com eles, depois disso, entrega-se uma segunda folha com instruções em que o orientando vai categorizar suas frases em V (vida) para as atividades que ele considera de lazer ou da vida em geral, e em P (profissão) para as que poderão fazer parte de sua vida profissional.
...