O Pinóquio as avessas
Por: Jhonatantenorio • 19/11/2017 • Trabalho acadêmico • 3.676 Palavras (15 Páginas) • 352 Visualizações
- [pic 1]
- UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE PSICOLOGIA
“Pinóquio às avessas”
SÃO PAULO / 2017
UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA
Trabalho referente a leitura do livro “Pinóquio às avessas” de Rubem Alves sob a ótica das abordagens Tradicional, Comportamental e Humanista
Trabalho apresentado pelo Grupo à Universidade Paulista UNIP na Matéria de Psicologia do desenvolvimento e teorias de aprendizagens como estudo sobre as abordagens dos aprendizados.
Prof.(a) Mario
GRUPO
Bruno Noto
Camilla Sene
Idvam Benicio
Jhonatan Tenório
Juliane Brito
Patricia Albuquerque
1.0 APRESENTAÇÃO
Os aspectos das abordagens Tradicional, Comportamental e Humanista caracterizada no livro “Pinóquio às avessas”, do escritor brasileiro Rubem Alves apresenta situações corriqueiras e naturais do convívio familiar, escolar e pessoal do personagem principal (Felipe).
Com essa leitura, faremos uma reflexão critica com base nestas abordagens mostrando a correlação entre os trechos ali existentes, e como o autor critica as teorias acima citadas, usando essa metáfora rica e cheia de significantes.
2.0 OBJETIVO
O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar as abordagens caracterizadas pelo livro “Pinóquio as avessas”, fazendo uma reflexão critica dentro das teorias humanista, comportamental e tradicional; apresenta os conceitos usados nas definições das teorias de ensino. As três teorias abordadas são modelos pedagógicos e cada uma delas com metodologias de ensino diferentes uma das outras.
3.0 INTRODUÇÃO
“PINÓQUIO AS AVESSAS”: SÍNTESE
Usaremos esse livro tão significante, o livro Pinóquio as Avessas do autor Rubem Alves, onde são discutidas as abordagens tradicional, comportamental e humanista. O que nos faz buscar uma comparação, por meio da leitura, se as teorias psicológicas sobre a educação condizem com a realidade da abordagem proposta no livro, das quais nos ajudariam a analisar o estudo e discutir na conclusão desse trabalho qual é a melhor forma de ensino para que haja uma aprendizagem e nosso conhecimento como alunos do curso de psicologia. Dentre as várias abordagens, na nossa percepção a mais presente prescrita no livro é a tradicional, até porque é a mais presentemente encontrada hoje na nossa sociedade, a qual o autor faz uma crítica, por ser uma prática onde o aluno é o receptor e o professor o detentor de todo conhecimento. O autor da ênfase a busca de uma educação “humanista” onde o aluno é valorizado, como único e cheio de potencial. Assim, no livro Pinóquio as Avessas terá a estória de Felipe o menino que através da abordagem tradicional teve toda sua vida acadêmica voltada pelo plano já determinado sistema educacional onde se tornando um adulto bem-sucedido, porém infeliz. Cabe aqui a reflexão: A felicidade está em ter? Ter um diploma, bens, ser bem-sucedido e terminar a vida sendo o que a sociedade te “impõe” ou o segredo da felicidade está no ser… ser o que você quer ser, o que gostaria de estudar, o que gostaria de conhecer, que significância há na sua vida e na sua relação com o outro e com a sociedade… como você pode alcançar isso através da educação?
4.0 A Estória
Encontramos no livro escrito por Rubem Alves uma forte critica a escola tradicional que não considera as características de cada aluno, mas trabalha como uma aprendizagem mecânica, moldando os pensamentos de todos os alunos como iguais. Rubem Alves conta através de sua escrita de fácil entendimento a história de Felipe um garoto sonhador e muito curioso com as coisas do mundo, e uma das coisas que ele mais aprecia são pássaros, tanto que seu sonho é se tornar um cuidador de pássaros. O menino conhece a história de Pinóquio através de seu pai que não sabendo responder a todas as perguntas de Felipe, fala que a escola é o lugar (que na história do boneco de madeira tem grande importância, pois quem falta à escola se transforma em menino burro) onde ele vai ter todas as respostas a muitas de suas curiosidades. Sendo assim Felipe cria a ideia de que só se tornara uma pessoa completa, assim como Pinóquio, quando ele for à escola, pois quem não vai para a escola não pode se considerar uma pessoa.
5.0 AS ABORDAGENS TRADICIONAL, HUMANISTA E COMPORTAMENTAL NA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM
5.1 ABORDAGEM TRADICIONAL
Abordagem tradicional visa a educação com ênfase no produto final. Um ensino centrado no professor e no seu método verbalista com praticas educativas transmitidas através dos anos e de geração em geração, o que a torna referencia para todas as abordagens. As diferenças individuais e os processos emocionais perdem o valor para os racionais.
O homem é visto como uma tábua rasa, um receptor passivo. A escola nestes moldes só quer adaptar o sujeito à sociedade. O professor detém o conhecimento e cria uma relação social de autoridade vertical.
O livro, “Pinóquio às avessas” conta a história de Felipe, uma criança feliz e muito curiosa que questiona sobre vários assuntos e quando sua sede de conhecimento é saciada, novas perguntas surgiam. Interessante observar a “metamorfose” sofrida pelo Felipe nesta história.
No conto original Gepeto fabrica boneco de madeira que ganha vida e vai à escola para ser alguém de verdade. O Felipe da história de Rubens Alves sofre o processo inverso. Começa como uma criança de verdade e aos poucos vai sendo engessada pelo processo educacional.
Encontramos a presença da abordagem tradicional na relação do professor e aluno em várias passagens do livro. A escola ensina o que se deve e não o que se deseja apreender.
Isso pode ser visto na pag. 29, quando Felipe questiona à professora sobre o nome do pássaro que tinha visto e a resposta foi:
“_ Agora não é hora de pensar em pássaros. Os nomes dos pássaros não estão no programa de português. Na aula de português, temos que pensar e falar sobre aquilo que o programa manda.”
O professor é o foco da aula, detentor de todo o conhecimento e responsável somente pelo sucesso escolar do aluno, pois o fracasso é responsabilidade do próprio aluno.
...