O Pinóquio as avessas
Por: daynany • 12/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.455 Palavras (10 Páginas) • 336 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
CAIO VINÍCIUS RODRIGUES – C573590
DAYANE CRISTINA APARECIDA SILVA – C71ADI0
FABIANA ROCHA SILVA – B790D4
RODRIGO MENEZES DE LIMA – C420204
SUE ELLEN ALMEIDA DOMINGUES – T427576
PINÓQUIO ÀS AVESSAS
Síntese do livro e suas abordagens
Sorocaba
2015
CAIO VINICIUS RODRIGUES – C573590
DAYANE SILVA - C71ADI0
FABIANA ROCHA SILVA – B7902D4
RODRIGO MENEZES DE LIMA – C420204
SUE ELLEN ALMEIDA DOMINGUES- T427576
PINÓQUIO ÀS AVESSAS
Síntese do livro e suas abordagens
Monografia apresentada junto ao Curso de psicologia da Universidade Paulista.
Orientador: Prof. Kelly
Sorocaba
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 SÍNTESE DAS ABORDAGENS
2.1 Abordagem Tradicional
2.1.1 Abordagem Comportamental
2.1.2 Abordagem Humanista
3 CONCLUSÃO
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................12
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi elaborado de acordo com o livro “Pinóquio às avessas”, de Rubens Alves. O objetivo do trabalho é associar a história do livro com as abordagens teóricas de aprendizado “tradicional, humanista e comportamental”.
Foram feitas as devidas sínteses das abordagens teóricas com base na história e na teoria do livro.
As sínteses relacionam a história literal do livro de acordo com as abordagens teóricas, onde são relacionadas o tipo de aprendizagem, o poder do professor perante o aluno, o ponto de vista do garoto e do professor e a superioridade do professor ao aluno, também é feita uma “análise” a respeito do personagem e dos seus conceitos e de seus pais a respeito da educação, onde o menino era visto como alguém fortemente influenciável.
- SÍNTESE DAS ABORDAGENS
- Abordagem tradicional
No livro Pinóquio Às Avessas, Felipe é uma criança comum, curiosa e sonhadora, desde pequeno seu pai conta a estória do Pinóquio, enfatizando que é na escola que tera todas as respostas para suas perguntas o garoto cria uma imagem de escola sem se quer saber ou ter noção, informação sobre o ensino pedagógico.
Porém o ensino contado no livro o professor se mantem superior ao aluno, ele detem todo o poder, a criança é considerada uma tábula-rasa, um copo vazio onde só se torna alguém depois dos ensinamentos passados pelo mesmo.
Segundo Snyders, essa é a abordagem tradicional e a verdadeira aonde conduz o aluno ao conhecimento, as grandes realizações da humanidade, pois considera que ensino é a transmissão das idéias organizadas pelo sistema educacional e o diploma tem valor de maior importância dentro da hierarquia e é necessario para ser alguém com conhecimento no mundo, passando a exigir sistematicamente as melhores notas dentro das lições dadas nas matérias lencionadas, se suas notas forem ruins, não passa de ano.
Porém na visão de Paulo Freire (1975) esse é um tipo de sociedade que mantém um sistema de ensino baseada na educação bancária, uma educação que se caracteriza por depositar nos alunos os conhecimentos e as informações dadas ou fatores entre outras passadas dentro do processo educacional. Freire impoe como individualista, não possibilitando na maioria das vezes trabalhos de cooperação, nos quais futuramente o cidadão venha a experimentar a convergência de esforços, pois têm muitos “Felipes” pelo mundo lutando para resgatar sonhos e situações vividas e desejadas no passado e foram aprisionadas por simplismente fazer parte de um sistema de ensino baseado em uma epistemologia empirista, acredita se que o sujeito é totalmente determinado pelo meio físico e social, este meio em que a sala é representada pelo professor, o aluno apenas aprenderá quando o professor ensinar tudo que será passado, somente o mesmo transmitirá, o papel do aluno será apenas obedecer ao que foi determinado pelo “mestre”.
O livro nos mostra em que diversos momentos, esse tipo de abordagem ainda é aplicada e esta presente em muitas situações da relação família e professor-aluno.
A fala do pai de Felipe e da professora ilustram caracteristicas deste modelo. O pai o educa afirmando, que apenas será gente de verdade quando for à escola e que lá aprenderá tudo. Porém Felipe nao obteve êxito na pergunta sobre o porquê estudar dígrafos. “Isso vai cair no vestibular”, diz a professora sem uma resposta concreta, então o garoto interpleta que todo conhecimento adiquirido na escola serve apenas para passar no vestibular.
Coagido pelo sistema e missão de dar orgulho aos pais alcançou o diploma da universidade e doutorado, criado por um modelo que transforma em pessoas iguais no mundo, como a mesma visão sempre e não ir além das expectativas. Impostas por uma sociedade engessada por uma educação que impoe seus objetivos independente do querer do aluno. Uma sociedade onde a reprodução das formas de organizaçao escolar já estao estaelecidas e desprezam o conhecimento prévios de seus alunos se tornando incapaz de aceitar uma forma de pensar.
Responzabilizando o aluno pelo seu sucesso, mas não pelo seu fracasso, porque o professor cumpriu com as obrigações do programa de ensino com todo conhecimento necessário, se os alunos não aprenderem, serão os mesmos o único responsável pelo sucesso.
Cuja finalidade única é formação e a preparação para o vestibular e o mercado de trabalho e não para a formação humana, impostas tambem pelos pais. Onde fica claro que o pai de Felipe transmite “se não for para escola ficará burro” explicando a ele sobre suas curiosidades incentivando o filho ao estudo. E então Felipe que ele não é gente e só será quando passar a frequentar a escola. O autor coloca em evidencias a forma de ensino e a escola trata os alunos como um recepor de informações utilizando da abordagem tradicinal de ensino.
...