O Portfólio Psicologia do Desenvolvimento e Educação de Crianças, Jovens e Adultos
Por: Layne Ferreira • 21/4/2022 • Trabalho acadêmico • 479 Palavras (2 Páginas) • 528 Visualizações
Portfólio Psicologia do Desenvolvimento e Educação de Crianças, Jovens e Adultos
1) Qual a concepção de desenvolvimento infantil e aprendizagem adotada pelos teóricos Piaget e Vygotsky? Explique estas concepções e sua relevância para a Educação Infantil.
Para Piaget o conhecimento é um processo de interação entre o sujeito e o meio físico. O ser humano ao nascer é um indivíduo biológico e se encontra em um estado de desorganização que deverá ir se organizando ao longo das etapas do desenvolvimento de sua vida. A potencialidade cognitiva do sujeito depende da etapa de desenvolvimento que ele se encontra. Para Vygotsky o conhecimento é um processo de interação entre o sujeito e o meio social. O ser humano ao nascer é um indivíduo social. O sujeito depende da qualidade da interação social e da Zona de Desenvolvimento Proximal. Estas concepções concebem as crianças como seres ativos, que constantemente criam hipóteses sobre o seu ambiente. Seus estudos norteiam os professores na hora de planejarem suas aulas, na produção de atividades para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
2) Escolha uma das três fases da infância (primeira, segunda ou terceira infância) e cite duas características (duas no plano físico, duas da dimensão emocional/social e duas características da dimensão cognitiva). Para tanto, leia a Unidade 3 do CRC de Psicologia da Educação.
Primeira fase. No plano social é que se descobrem e se identificam as primeiras emoções, ele inicia com o contato entre mãe e filho, na amamentação. A dimensão cognitiva é caracterizada como sensório-motor e pré-operatório. Fases em que a criança passa a ter controle de suas habilidades motoras. Já o plano físico consiste no desenvolvimento da criança desde os seus primeiros meses de vida. Nesse período de desenvolvimento, o crescimento é o mais rápido em relação aos outros períodos.
3) O direito das crianças pequenas à educação foi contemplado na Constituição Federal (1988), garantindo o atendimento em creches e pré-escolas às crianças de zero a cinco anos de idade. Este direito é efetivado na prática? Sabe-se que vivemos um período em que as políticas de atenção à infância carregaram uma visão assistencialista. Isto ainda permanece? Justifique sua resposta.
Infelizmente, na prática esse direito não é efetivado. A demanda por vagas é bem inferior a oferta disponibilizada. Apesar das políticas públicas para a Educação Infantil enfatizarem que haja um assistencialismo, na prática, ainda é precário. Assim, como nas vagas de creches, o assistencialismo no geral depende de recursos públicos e esses são insuficientes para atenderem toda demanda. Muitas mães precisam deixar seus filhos sozinhos em casa para poderem trabalhar, ficando mais vulneráveis ao mundo do crime e acidentes domésticos.
Referências
ANDRADE, Lucimary Bernabé Pedrosa d. PARREIRA, Vera Lúcia Casari. SOUZA, Tatiana Noronha de. Ciclo 1 – Um Olhar Sobre a História da Criança e da Infância, e Desenvolvimento Infantil. Disponível em: https://md.claretiano.edu.br/psideseducri jovadu-gs0056-fev-2022-grad-ead-p/2020/01/16/ciclo-1-um-olhar-sobre-a-historia-dacri anca-e-da-infancia-e-desenvolvimento-infantil/. Acesso em: 20 de março de 2022.
...