O Príncipe das Marés
Por: CaiqueFranzoloso • 12/9/2016 • Resenha • 613 Palavras (3 Páginas) • 841 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ESCOLA DE SAÚDE E BIOCIÊNCIAS
CURSO DE PSICOLOGIA
ALUNO: Caique Lima Sette Franzoloso Período: 7°
DISCIPLINA: Concepções teóricas Humano-Existenciais
PROFESSORA: Janice Strivieri Souza Moreira
Filme “O Príncipe das Marés” e os axiomas da comunicação humana
- Tom Wingo passa toda sua vida tentando não comunicar seus problemas familiares de infância, o que o faz sempre interagir com as pessoas por meio de piadas. Isso lhe traz problemas, pois ao invés de enfrentar as dificuldades tenta negar os aspectos contidos nas conversas;
- Savannah através das tentativas de suicídio está se comunicando de maneira analógica, um pedido desesperado por ajuda;
- A família inteira possui uma interação de complementariedade. O pai é violento, agride e oprime a mãe, que por sua vez desenvolve estratégias para burlar a violência do pai; Tom e Savannah ajudam a mãe a colocar em prática essas estratégias afim de que a mãe não apanhe; enquanto isso Luke enfrenta o pai, talvez com a dupla finalidade de proteger a mãe e os irmãos, mas ao mesmo tempo fornecendo-lhes tempo para burlarem a violência paterna – Por exemplo quando dão comida canina para o pai.
- A tentativa de suicídio de Savannah não pode ser atribuída a apenas a uma causa, mas a um encadeamento de eventos: o estupro que sofreu quando criança, o silêncio da família, o não reconhecimento como escritora, a morte do irmão, a violência do pai, etc.
- Quando Luke atira na TV e xinga o pai está emitindo o relato “Vá ver seus filhos soprarem as velinhas” ao mesmo tempo que emite a ordem “aja como um pai e preste atenção na sua família”.
- Tom chama a mãe pelo nome (Lila) e não por mãe. Isso transmite a mensagem de desqualificação do seu papel de mãe.
- 1h11min: Tom e Saly conversam na sala. Tom diz que vai dormir por ali mesmo, mas vê-se que ele quer que ela insista para que ele vá dormir no quarto com ela.
SALA DE AULA
Cena inicial da mãe indo dar a notícia da tentativa de suicídio de Savannah –
Cena de tom chegando pela primeira vez no consultório. No começo da cena Tom vê o marido da terapeuta saindo do consultório e tenta aproximar-se dele, e Herbert o desqualifica. Mede Tom e não o responde, ali passa a proposta de relação que não se mistura, que é superior.
O jogo relacional foi que ela põe algo e ele atende em determinados momento. Ao entrar no consultório ela colocou uma proposta de mando, onde falou para ele deixar suas coisas na antessala.
“eu preciso de informação”. Pontuação de eventos, pois ela entende que coisas lá de trás influencia no momento atual, na tentativa de suicídio de Savannah. A morte de Luke como causa para uma de suas tentativas.
“Briga” para definir as regras da relação, posso ou não fumar, vou falar ou não... A hora que ele pergunta “que horas amanhã?” as regras foram estabelecidas.
No começo é complementariedade (pela diferença, quer vê-la mas ela não deixa, ela não responde a provocação do divã), no meio é simétrico (disputam as regras e como se define a relação) e no final era recíproca.
Na cena que ele conta sobre os estupros a realção já está estabelecida.
Ao falar: “três dias depois Savannah tentou se matar” está estabelecendo uma sequência de eventos. No final da cena diz digitalmente que está bem e aliviado por ter contato, mas analogicamente está demonstrando que ainda sente dor e precisa vivenciá-la.
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