O Processo de Gestão
Por: Pamela0911 • 1/4/2020 • Resenha • 556 Palavras (3 Páginas) • 127 Visualizações
O presente trabalho tem por objetivo discutir o tema de Inclusão de Pessoas com Deficiência no âmbito organizacional. A inclusão de pessoas com deficiência deve ser vista como uma oportunidade de trabalhar com as diversidades e não somente como uma obrigação legal. A adequação das pessoas ao acompanhamento desses profissionais e a busca pela sua evolução são fundamentais para um bom clima organizacional. Visto isto decidimos tratar sobre esse assunto dentro da empresa X para perceber a visão dos gestores em relação a inclusão e quais as mudanças eles acreditam que precisam ser feitas na empresa para que essa inclusão seja mais bem recebida.
A prática surge de um questionário apresentado aos gestores da empresa, que fazem parte dos recursos humanos, coordenadores e supervisores de equipe e alguns colaboradores que de forma voluntária puderam responder questionário que foi desenvolvido. O questionário primeiramente foi apresentado em reunião e posteriormente deixado no setor de RH para que os gestores e os colaboradores voluntários tivessem melhor acesso. Ficou acordado que após 20 dias a equipe seria reunida para a discutição dos resultados.
Nesse questionário havia uma quantidade de dados significativa a ser respondida e logo após ser analisada em conjunto com os gestores da empresa já que os colaboradores que se voluntariaram para responder eram anônimos. Depois de passado o tempo necessário de conclusão do questionário foi realizado a análise e interpretação dos dados coletados. Os dados coletados foram analisados e estudados, a fim de que as informações fossem interpretadas para a elaboração objetiva de um plano de ação multifuncional.
A X tem em seu quadro de funcionários uma quantidade significativa de pessoas com deficiência conforme as exigências da legislação, a maior dificuldade gestor do RH é fazer com que essas pessoas se sintam produtivas a fim de colaborar com o crescimento da empresa e um ambiente de trabalho mais agradável e satisfatório, pois, ainda permanece a dúvida sobre a adequação destes colaboradores especiais em relação a função mais adequada no que refere-se a inclusão dos mesmos. A interação com os colegas é muito importante para uma boa produtividade isso influencia para uma satisfação no trabalho.
Sendo assim com os dados coletados ficou entendido que a dificuldade de incluir pessoas com deficiência surge da empresa X. A partir disso ficou sugerido uma reunião primeiramente com os gestores e depois com todos os colaboradores onde acontecera uma capacitação para melhor atendimento ao público alvo, os gestores tem o papel essencial na motivação das equipes nesse processo. A psicodinâmica do trabalho tem sua base de conhecimento científico a partir da organização do trabalho e os modos de subjetivação, por meio da fala e da escuta dos indivíduos, dentro das organizações, acontece a manifestação de vivências de prazer e desprazer, sofrimento no trabalho, oriundas das relações dinâmicas entre a organização do trabalho e os processos de subjetivação. (Mendes, 2007) Além disso começara um processo melhor de recrutamento e seleção, os gestores de RH deverão estar capacitados para recoloca-los e admiti-los na empresa.
O trabalho pode ser agradável ou desagradável, segundo Brief e Nord (1990), por isso um bom espírito de equipe e uma boa inclusão dessas pessoas com deficiência é
...