O QUE É IDEOLOGIA?
Tese: O QUE É IDEOLOGIA?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rosecler211 • 18/11/2014 • Tese • 700 Palavras (3 Páginas) • 191 Visualizações
O QUE É IDEOLOGIA?
Qual o significado do termo ideologia em 1801?
R: Como estudo das gênesis das ideias, criando ciências novas, atingindo o progressos, nascimento e desenvolvimento.
Como Cabanis determinou a influência da moral sobre o físico?
R: Ele procura determinar a influência do cérebro sobre o resto do organismo, no quadro puramente fisiológico, acredita que a Natureza tem, em si, as condições necessárias e suficientes para o progresso e que só graças a ela nossas inclinações e nossa inteligência adquirem uma direção e um sentido.
Como Napoleão inverteu as imagens que os ideólogos tinham de si mesmos?
R: Napoleão nomeou vários dos ideólogos como senadores ou tribunos, porem em seguida se opõe às leis referentes à segurança do Estado e estes são por isso excluídos do Tribunado e sua Academia é fechada, assim os ideólogos se decepcionam vendo nele um restaurador do Antigo Regime, se torna visto como imperador que favorece a burguesia, onde a ideologia é vista de maneira negativa.
Quais os dois sentidos utilizados por Comte para definir a ideologia?
R: Ideologia possui dois significados por um lado, continua sendo uma atividade filosófico-científica que estuda a formação das ideias a partir da observação das relações entre o corpo humano e o meio ambiente, por outro lado, ideologia passa a significar também o conjunto de ideias de uma época. Ideologia como ciência.
Explique as principais consequências da concepção positivista a respeito da ideologia:
R: define a teoria como uma organização sistemática e hierárquica de idéias, sem fazer da teoria a tentativa de explicação e de interpretação dos fenômenos naturais e humanos é tida como metafísica ou teológica; estabelece entre a teoria e a prática uma relação autoritária de mando e de obediência, isto é, a teoria manda porque possui as ideias e a prática obedece porque é ignorante. Os teóricos comandam e os demais se submetem; concebe a prática como simples instrumento, a prática não é ação propriamente dita, pois não introduz situações novas que suscitem o esforço do pensamento para compreendê-las.
Como Durkheim compreendeu a relação entre ciência e ideologia?
R: Como uma oposição, a ideologia como uma distorção da realidade.
Por que a ideologia resulta de acordo com Marx, da pratica social?
R: Porque ele não separa a produção das ideias e as condições sociais e históricas nas quais são produzidas, para ele a ideologia é, sobretudo política e jurídica, e econômica.
Interprete a seguinte frase: “As ideias da classe dominante são, em cada época, as ideias dominantes, isto é, ao mesmo tempo sua força espiritual”.
R: As ideias dominantes nada mais são do que a expressão ideal das relações materiais dominantes concebidas como ideias, a expressão das relações que tornam uma classe a classe dominante, portanto, as ideias de sua dominação.
...