O QUE É STRESS?
Tese: O QUE É STRESS?. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lael • 21/10/2014 • Tese • 655 Palavras (3 Páginas) • 284 Visualizações
AS TENSÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO
O QUE É ESTRESSE?
O estresse é uma reação do organismo (física e mental) a um esforço extremo ou importante. Em geral o estresse ativa processos hormonais e nervosos baseado em um estado de alerta, o que explica o aumento do ritmo cardíaco e do estado de vigilância.
Os estímulos que desencadeiam uma reação de estresse no organismo são chamados de estressores.
Às vezes o estresse pode ser benéfico (como na preparação de uma prova ou como reação a uma situação de perigo), mas também pode levar a uma situação desfavorável (estresse ruim), que pode desencadear em úlceras ou ainda diversos problemas psíquicos (fadiga, distúrbios do sono, depressão).
TODO ESTRESSE É RUIM? EXPLIQUE.
Não. Mesmo em situações ruins, que causam sofrimento e dor, é possível ver o lado positivo. O estresse é dividido em fases, e, dependendo do estágio, pode ser saudável. “A primeira fase, que se chama Alerta, é fundamental para a nossa sobrevivência. Nos enche de energia, motivação e disposição para enfrentarmos as dificuldades. O importante é reconhecer seus limites e não ultrapassá-los.
Ao contrario do que muitos pensam o estresse nem sempre é algo negativo, mas um processo de defesa do corpo.
De acordo com o pós-doutor em Psicologia Experimental pela universidade de São Paulo (USP) e especialista em análise de comportamento e estresse Elizeu Borloti: “O estresse é uma preparação do corpo diante de qualquer mudança a que necessita se adaptar ou problema que precisa enfrentar em contingencias aversivas”.
COMPROVADAMENTE EXISTEM TRÊS GRUPOS DE FATORES POTENCIAIS DE ESTRESSE NO TRABALHO . CITE-OS E EXPLIQUE-OS.
A Trabalhando.com Brasil realizou uma pesquisa com 451 profissionais – 288 mulheres e 163 homens – e descobriu que para os entrevistados o estresse pode ser causado por vários motivos, sendo que os principais são pressão, equipamentos que não funcionam e mau humor do chefes e colegas.
Para 28% dos profissionais a maior causa de estresse no trabalho é trabalhar sob pressão; para 26% a maior causa do estresse no trabalho é a falta de ferramentas adequadas (computador ruim, cadeira desconfortável e etc.); para 22% é o mau humor dos chefes ou dos colegas; para 10% a maior causa é trabalhar mais horas do que deveriam; para outros 10% é ter um salário menor que seus colegas; para 4/% o estresse pode ser causado por outros motivos.
Para o diretor-geral da Trabalhando.com, Renato Grinberg, o fato de as respostas estarem bem mescladas reforça a ideia de que cada profissional acredita que o estresse seja gerado por um motivo específico. De acordo com ele, para não prejudicar a saúde e a carreira, o profissional deve usar o que acredita estar causando estresse a seu favor. “Trabalhar sob pressão, por exemplo, pode ter um lado positivo, pode servir como combustível para mostrar sua eficiência”, aconselha.
Já em relação aos equipamentos que não funcionam adequadamente, para Grinberg, é importante levar o problema ao superior para que ele possa solicitar alguém para arrumar o que não vai bem. “Esse tipo de situação é simples de
...