O Que é Mito
Por: Renata D'Avila • 24/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.467 Palavras (6 Páginas) • 251 Visualizações
O que é Mito?
O mito surge quando a uma necessidade de explicar algo, que não tem argumentos ou fundamentos, fenômenos da natureza, origem do mundo e do homem algo como poderes divinos, a formação das coisas. Mesmo sem ter plena ciência daquilo que se crê. Os mitos tem diversas simbologia, personagens, deuses e heróis. Misturando fatos reais, com características humanas e pessoas que já existiram. Uma das finalidades dos mitos era transmitir conhecimento e dar explicações de coisas que a ciência ainda não podia explicar, através de histórias, rituais, danças e outros. Um mito não é conto de fadas ou lendas.
O que é Senso Comum?
Senso comum é aquilo que se passa de geração para geração, experiências vivenciadas e observações do mundo, um pedaço do passado que vai passando sem ser questionado, então cabe ao bom senso analisar, adequar e transformar em novas situações, mais atuais. Também é caracterizado como senso comum, os ditos populares, que são verdades seguidas pelo povo.
O que é Bom Senso?
Bom senso é um conceito que usamos nos argumentos ligados à noção de sabedoria e da razão, que define a capacidade média de uma pessoa tem para se manter nas regras e normas em determinados momentos, para poder fazer um julgamento adequado e boas escolhas. Também pode se dizer que e uma forma de filosofar espontaneamente, ou filosofia da vida. No mundo, não se pode dizer que algo e verdade absoluta, em conhecimento ou atividades humana, por isso a importância do bom senso, para fazer escolhas mais adequadas. Ainda se confunde bom senso, com senso comum, o senso comum pode aparecer muitas vezes nas opiniões erradas, é preconceituosas, enquanto o bom senso é extremamente ligado à ideia de decidir a melhor forma de como encarar, de como agir em situações especificas.
O que é Ciência?
Ciência que deriva do latim “Scientia”, significava conhecimento ou saber. Atualmente se classifica por ciência todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da pratica, baseado em princípios certos. Galileu Galilei é considerado o pai da ciência moderna, que desenvolveu as bases de um revolucionário método cientifico, que mudou a física e a astronomia. Desta forma, teorias foram criadas e aperfeiçoadas.
O que é Filosofia?
Filosofia significa “Amor à sabedoria”, e consiste em estudar os problemas fundamentais relacionados à existência, a valores morais, ao conhecimento, verdade, mente e linguagem. Além do desenvolvimento da filosofia como uma disciplina, consiste no íntimo da humanidade, não como conhecimento, mas sim em uma atitude natural, em relação ao seu próprio eu, e ao universo. Focando em questões da existência humana, porém diferindo da religião, não se baseia em divindade ou fé, e sim na razão. Então a filosofia, entende se como a análise racional, tanto individual, quanto coletivamente, dentro da existência humana, com base na compreensão do ser.
O que é o Processo de filosofar?
Não se aprende qualquer filosofia, mas é possível aprender a filosofar, que consiste em exercitar o talento da razão, seguindo seus próprios princípios universais em tentavas filosóficas que já existem, porém sempre levando a razão o direito de entender aqueles princípios, é suas fontes, confirmando ou rejeitando.
O que é Arte?
A arte no seu sentido mais amplo significa o meio de fazer ou de produzir algo. É uma atividade aonde se expressa, feita por artistas, a partir de suas percepções, emoções e ideais. Na filosofia tentou-se definir a arte com uma intuição, expressão, projeção... Ou seja a arte é um reflexo do ser humano, que muitas vezes diz muito sobre a condição social e essencial do ser pensante.
Origem da filosofia
A palavra, filosofia, nessa concepção, surgiu com Tales de Mileto, e ganhou um sentido especial com Pitágoras. A filosofia é o estudo das revoltas e problemas da humanidade, dos seus valores morais e estéticos, do conhecimento e suas diversas formas e conceitos, visando primeiramente à verdade, mas sem considerar uma verdade absoluta, tentando ao máximo achar um verdade absoluta. Diferente de outras vertentes do conhecimento como a mitologia e a religião, tentando por meio de pensamento racional, explicar fenômenos e questões humanas. Não podendo ser igualada em temo de métodos, as ciências que tem a pesquisa empírica e experimentos práticos como seus fundamentos, uma vez que a Filosofia não se tem experimentos. E sim em análise de pensamento, na lógica e analise conceitual. Diversas questões de filósofos, ainda hoje são focos de temas e debates para pesquisa da Filosofia contemporânea. Em uma época que praticamente tudo era explicado através da mitologia, e ações de deuses, esses pensadores visavam, pensamentos lógicos e racionais,
...