O Que São Neurotransmissores?
Por: thaythayoliveira • 25/8/2015 • Trabalho acadêmico • 635 Palavras (3 Páginas) • 314 Visualizações
ESTUDO DIRIGIDO
1) O que são neurotransmissores?
Neurotransmissores são substâncias químicas produzidas pelos neurônios, que os armazenam em vesículas sinápticas. Os neurotransmissores são substâncias que agem na fenda sináptica, intensificando ou inibindo o potencial de ação (ao despolarizar ou hiperpolarizar a membrana póssináptica). Influenciam emoção, comportamento e pensamento.
2) Qual a ação dos neurotransmissores: ACh, Noradrenalina, Adrenalina, Dopamina, Serotonina, GABA, Glutamato e Endorfina?
- ACh pode atuar de duas formas: exercendo controle sobre a musculatura na dependência do receptor, pela contração muscular esquelética e pelo relaxamento muscular cardíaco. E atuando sobre os processos mentais complexos (aprendizagem, memória, sono, sonho).
- Noradrenalina atua na excitação, aumentando a vigilância e o comportamento alimentar do indivíduo.
- Adrenalina atua promovendo a explosão de energia frente a um evento emocionante.
- Dopamina atua na motivação, na recompensa e no controle motor.
- Serotonina, sua ação envolve muitos comportamentos diferentes: estados emocionais (como por exemplo: humor, desejo sexual, socialização, autovalia, autopromoção), bem estar e sonhos vividos.
Quando baixa a serotonina, ela atua no aumento do comportamento alimentar, tristeza, ansiedade e agressividade.
- GABA atua no cérebro, atua inibindo a excitação sináptica e atua na atenção, “freando” a ansiedade e a insônia. O GABA produz relaxamento e reduz ansiedade, insônia e estresse. Na deficiência de GABA, o indivíduo apresenta irritabilidade, insônia, ansiedade e incapacidade de gerencia o estresse diário.
- Glutamato atua na transmissão neural rápida, auxilia na aprendizagem e na memória.
- Endorfina atua na redução natural da dor.
3) O que são substâncias psicotrópicas?
São substâncias que agem sobre o pensamento, as emoções e os comportamentos. Agem modificando a química cerebral, inibindo potenciais de ação ou alterando a transmissão sináptica para aumentar ou diminuir a ação de determinados neurotransmissores. Dividem-se em quatro grandes grupos: ansiolíticos, neurolépticos (antipsicóticos), estabilizadores do humor e antidepressivos.
4) Como são classificados os Benzodiazepínicos e Azospironas e quais as respectivas ações?
São classificados como ansiolíticos (substâncias psicotrópicas). Os benzodiazepínicos são agonistas de GABA e são mais potentes para promover abertura de canais iônicos e com isso, o efeito ansiolítico é obtido. Como não possuem sistemas metabolizadores no cérebro, tem efeito mais persistente que o GABA, podendo ser usado em ansiedade patológica. As azospironas são agonistas parciais dos receptores de serotonina, interagem com receptores dopaminérgicos.
5) Qual a classificação química dos Neurolépticos e Antipsicóticos?
Classificação química: fenotiazínicos, butirofenônicos, dibenzodiazepínicos, benzoisoxazólicos.
6) Qual o mecanismo de ação dos neurolépticos típicos?
Agem bloqueando receptores dopaminérgicos, provocando efeitos extrapiramidais (Parkinsonóides). Visam encapsular os sintomas positivos do indivíduo.
7) Qual o mecanismo de ação dos neurolépticos atípicos?
Agem bloqueando receptores dopaminérgicos e serotoninérgicos, visam encapsular os sintomas negativos do indivíduo.
...