TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Razão Variável

Por:   •  27/5/2021  •  Artigo  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 2

                           Relatório de Razão Variável.

  • Introdução.

Neste relatório iremos realizar um experimento de análise do comportamento, Burrhus Frederic Skinner (1904-1990), psicólogo, propôs uma maneira de conhecer o homem e a natureza humana, de forma mais profunda do que se propunha até a época.

Skinner estudava o comportamento a partir das interações com o ambiente, com o seguinte proposito de esclarecer e exemplificar alguns conceitos da Psicologia Experimental, sobre inúmeros comportamentos.

Nesta análise, realizaremos um experimento, que consisti em analisar os comportamentos do ratinho do programa, o método apresentado é de razão variável, nós iremos observá-lo e anotar quantas vezes ele pressionou a barra com um intervalo fixo, assim reforçaremos, (por exemplo: 5 vezes ele pressionou a barra, recebe reforço, pressionou mais 5 vezes, recebe reforço), isso dependera da Razão variável.

Conclusão.

Nesta etapa iremos analisar os comportamentos do ratinho sniffy, e realizar um esquema de reforçamento intermitente de razão variável, e observar quantas vezes dentro do tempo de cinco minutos, ele pressionou a barra até receber o alimento com o intervalo dentro do tempo que ele pressiona até receber o reforçamentos, que será cinco vezes ou dependendo da razão variável, usaremos os seguintes razoes variáveis, VR 5, VR10, VR 20, VR 50, VR 100.

No último relatório estávamos usando o método reforçamento contínuo, cada reforçamento um comportamento, e então nesta análise usaremos o método de razão Variável, razão variável é quando o número de respostas exigidas varia, com um intervalo fixo de tempo decorrido desde o último reforçamento.

VR-5 dentro do tempo de 11:11 minutos, ele pressionou a barra uma vez, depois logo percebeu as consequências do ambiente e começou pressionar a barra com mais frequência, ele pressionou a barra no total 38 vezes, dentro de 5 minutos.

 VR-10, podemos notar na tabela que o ratinho sniffy, pressionou pela primeira vez depois do VR-5 ele pressionou 4 vezes e parou, logo depois começou pressionar a barra com muito mais frequência, ele já estava começando variar, pressionou no total 89 vezes, mostrando uma ótima adaptação ao ambiente.

 VR-20, pressionou 35 vezes após VR-10, e podemos ver que o ratinho sniffy já se adaptou ao ambiente, e percebeu a consequência dele, por tanto ele começa a variar mais, dentro do tempo de 11:36 minutos, ele pressionou a barra 163 vezes.

VR-50, Dentro do tempo de 5 minutos, os primeiros minutos ele pressionou a barra 72 vezes, ele variou bastante, e depois entre 3 e 4 minutos começou a variar menos, ele pressionou a barra no total 138 vezes, acabou pressionando menos a barra do que no VR-20.

VR- O ratinho Sniffy deveria pressionar a barra depois de ter pressionado 99 vezes, mas ele acabou pressionando menos, no primeiro minuto ele pressionou 42 vezes, no segundo 36, não pressionou 99 vezes, mas no total foram 140 vezes, ainda assim o tempo o RV-20 mostrou mais respostas, que VR-50 e VR-100.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com