O Setting e Sua Importância na Psicanálise
Por: Pamella Silva De Oliveira • 19/4/2023 • Trabalho acadêmico • 287 Palavras (2 Páginas) • 64 Visualizações
Semestre: 2023/1
Profa. Dra. Lívia Leão
Alunos: Ana Laura de Lima Souza, Elika Pirete Caetano, Paulo Vitor Quinto.
Atividade: Individualmente, em duplas ou em grupos (máximo de 4 alunos por grupo), os alunos deverão pesquisar sobre o setting e sua importância na Psicanálise, utilizando pelo menos 1 (um) artigo científico para embasar sua discussão.
O Setting e sua importância na Psicanálise:
Após extensa pesquisa e discussão, mediante a análise do artigo escolhido trazemos o setting psicanalítico como o sinônimo de ambiente terapêutico seguro, neutro e interativo.
Ao passar das gerações, cada teórico foi trazendo algo novo e incorporando na psicanálise clínica, expandindo a maneira de se trabalhar o setting, fazendo assim, a moldagem dos processos de vínculo terapêutico.
Ampliando exponencialmente as experiencias e possibilidades emocionais a serem trabalhadas neste espaço.
O setting é a construção entre analista e cliente que assegura a estruturação e interpretação dos processos do inconsciente. Essa estruturação se dá por meio das técnicas fundamentais da psicanálise.
Segundo Migliavacca (2008), o setting dentro da psicanálise é constituído por três ponto cruciais, o método, a técnica e a ética.
A boa construção do ambiente terapêutico, que engloba os principais pontos citados pela autora, possibilita ao analista a visualizar com sensibilidade as projeções do ego, superego e inconsciente do seu paciente, ou, segundo a teoria de Lacan, o real, imaginário e simbólico.
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE RIO VERDE - IESRIVER
Rua 12 de Outubro, no 40 - Jardim Adriana - Rio Verde/GO | CEP: 75906-577 Fone: (64) 3624-2600 - www.faculdadeobjetivo.com.br
Partindo deste ponto, o analista por meio da introjeção frente as demandas apresentadas pelo paciente e o setting, consegue elaborar uma maneira que seja possível devolver ao paciente seus conteúdos mentais, gerando assim um insight.
Referência Bibliográfica:
MIGLIAVACCA, E. M. Breve reflexão sobre o setting. Boletim de Psicologia,
...