TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DE PSICOLOGIA

Por:   •  17/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.115 Palavras (13 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

Neste presente trabalho da Cadeira de Psicologia Geral, vamos abordar sobre a personalidade, vimos que a personalidade é o conjunto das características marcantes de uma pessoa, é a força activa que ajuda a determinar o relacionamento das pessoas baseado em seu padrão de individualidade pessoal e social, referente ao pensar, sentir e agir, e tambem vamos falar da estrutura da personalidade, estrutura da personalidade, factores da personalidade, e tambem das propriedades da personalidade.

Portanto todos estes assuntos que vamos debeter vem colocar, abrir a mente do discente assim como a sociedade para ter conhecimento, criatividade, onde através dela pode encontrar deferentes soluções para as coisas, havendo uma abertura diante de novas experiências e   competência social.

Objectivos gerais

Compreender os factores da personalidade, desenvolver a capacidade do homem para prepara-lo de modo que tenha uma personalidade digna com capacidades solucionar ou minimizar um determinado problema, em suma ter capacidade de defender ou impor os seus interesses e a capacidade de construir relacionamentos.

Objectivos especificos

  • Compreender a ciência, e saber como é que pode ser aplicada;
  • Conhecer a definicao da personalidade;
  • Ter a capacidade de deferenciar a estrutrura da personalidade;
  • compreender os tipos de personalidade seus factores, e porpriedades.

Metodologia

Para a realização do nosso trabalho da cadeira de Psicologia usamos várias obras bibliograficas para desenvolver –mos este tema, usamos de Freud- tipos de personalidade, para desbrusar-mos deste tema do seminario.

Conceito da personalidade

A personalidade é o conjunto das características marcantes de uma pessoa, é a força activa que ajuda a determinar o relacionamento das pessoas baseado em seu padrão de individualidade pessoal e social, referente ao pensar, sentir e agir.

A personalidade tem várias facetas que são considerados como parte integrante dela, e que influenciam as atitudes de cada pessoa. A forma física pode influênciar na auto-estima, de maneira positiva ou negativamente alterando o comportamento e a percepção que a pessoa tem de si, o temperamento é responsável pelo comportamento afetivo, à excitação e atenção.

A personalidade também é influenciada pela inteligência e criatividade onde, através dela, consegue-se encontrar soluções diferentes para as coisas, havendo a abertura diante de novas experiências, apresentando uma competência social, onde demonstra capacidade de defender ou impor os seus interesses e a capacidade de construir relacionamentos.

A personalidade é ligada à postura de valores, a tendência de julgar determinados objectivos, como a liberdade, ou disposições de acção como a honestidade, como desejável ou não. As pessoas que tem uma postura curiosa valorizam as novidades, já as ansiosas valorizam a segurança. A personalidade pode ser classificada pelas atitudes, pela auto-estima, como o juízo que a pessoa faz de si mesma, o bem estar, que representa também é um traço da personalidade, e que tem a ver com a parte subjetiva da saúde mental.

Personalidade de um endividou  é avaliada por meio da aficetividade com que ele consegue eliciar relaҫões posetivas em uma variedades de pessoas em diferentes circunstâncias.

Segundo Freud considera a personalidade de um indivídou como consistindo-se na impresão mas destacada ou saliente que ele cria nos outros, assim podemos diser que uma pessoa tem uma personalidade agreciva ou sobmissa com uma personalidade temorosa. Em cada caso o observador atribui seleciona um atributo ou uma qualidade altamente tipica do sujeicto, que personalmente é uma  parte importante da empreҫão global criados nos outros indentifica sua por este termo. Esta claro que existe um elemento da avaliação em ambos os usos.

Tipos de personalidade        

Personalidade jurídica

Personalidade jurídica é a aptidão para ser titular autônomo de relações jurídicas, é inerente à capacidade jurídica ou capacidade de exercício de direitos, sendo que a capacidade jurídica e a capacidade de exercício de direitos são conceitos distintos.

Personalidade esquizoide e histriônica

Personalidade esquizoide e histriônica são transtornos da personalidade. No caso da personalidade esquizoide, muitas vezes erradamente confundido com esquizofrenia, a pessoa revela pouca vontade de se relacionar socialmente, muitas vezes se isolando. O transtorno da personalidade histriônica é caracterizado por uma dramatização excessiva, necessidade de ser o centro da atenção e comportamentos provocantes em termos sexuias

Estrutura Da Personalidade

Segundo Sigmud Freude diz que a maioria dos pensamentos, desejos, sentimentos de uma pessoa e inconsciente, a personalidade é constituida por três  grandes sistemas: id, ego, superego, o comportamento e quase sempre uma interação entre esses três sistemas.

Id

O id e o sistema original da personalidade ela é a matriz da qual se origina o ego e superego, que é  erdada  e que se acha presente no nascimento incluindo os instintos. Ele é o reservatorio da energia psiquica e fornece toda  energia para a operação dos outros dois sistemas. Freude chamou de Id a verdaderia realidade psiquica porque ele representa o mundo enteiro da especiaria subjectiva e não tem nenhum conhecimento da realidade objectiva.

Segundo Freude diz que via o Id como um calderão fervente de excitações via o inconciente como a fonte de energia do ego este acreditava que o enocente consistia de dois componente: o inocente pessoal que abrange nossos pensamento reprimidos, experiencia esquecidas e ideias nao desenvolvidas.

O inocente colectivo, um rio de memorias e padroês do comportamento fluido em nossa direção apartir das geracoes passadas nessa teoria, a mente humana desenvolveio determinadas formas de pensamento, os arquetipos, os quai originam imagens mentais ou representacoes mitiologica.

O Ego

O ego passa a existir  porque as necessidades do organismo requer tranzações apropriada com o mundo objectivo da realidade, a pessoa faminta tende buscar, encontrar e comer o alimento para que atenção da fome seja alimentada.

Disemos que o Ego obedece o principio da realidade e opera por meio do processo secundario. O proceso secundario e o pensamento realista, por meio do processo secudario o ego formula um plano para a satisfação da necessidade e depois desta normalmente com algum tipo de ação para ver se ele vai funcionar ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (165.5 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com