TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO ORGANIZACIONAL

Por:   •  22/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.878 Palavras (16 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 16

INTERVENÇÕES EM CONTEXTOS ORGANIZACIONAIS



2018

INTERVENÇÕES EM CONTEXTOS ORGANIZACIONAIS

[pic 1]







Salvador

2018

SUMÁRIO


Introdução------------------------------------------------------------

Revisão Teórica-----------------------------------------------------

Método-----------------------------------------------------------------

Resultados e discussão-------------------------------------------

Considerações Finais----------------------------------------------

Referências Bibliográficas----------------------------------------

INTRODUÇÃO

Disputar uma vaga no mercado de trabalho exige mais do que um bom curriculum, além da qualificação técnica o candidato deve possuir competências capazes de aumentar o capital empresarial de uma organização e a perspectiva de vida num mercado altamente competitivo. A competência, esta não é estática, não se reduz a um conhecimento, mas um conjunto de aprendizagens sociais e adquirida na aprendizagem e formação, por isso é tão importante o meio que o indivíduo está inserido. As competências devem agregar valor econômico para a organização e valor social para o indivíduo (FLEURY & FLEURY, 2000).

O presente trabalho apresenta uma empresa e dá enfoque ao treinamento, peça importante no desenvolvimento de uma organização, pois auxilia as pessoas a serem mais eficientes nas suas funções, melhorando atitudes, evitando erros e aumentando a produtividade. Treinamento é um conjunto de métodos usados para transmitir aos funcionários, novos e antigos, habilidades necessárias para o desempenho do trabalho (MILKOVICH E BOURDREAU, 2010).

As empresas vêm dando importância e valor ao processo de recrutamento e seleção do seu quadro de funcionários, sendo assim, os objetivos deste trabalho são conhecer a cultura organizacional da empresa selecionada, setores existentes, como trabalham, a história do surgimento desse empresa, além de apresentar um plano de treinamento para o cargo escolhido, bem como, realizar um mapeamento de competências para formulação de planejamento de recrutamento e seleção e avaliação de desempenho.

Para a realização dos objetivos propostos foi feita uma revisão teórica sobre o assunto abordado, uma visita guiada pelo proprietário da empresa afim de coletar dados e conhecer sobre a instituição. Uma análise cuidadosa dos dados obtidos foi essencial para a elaboração do planejamento.

A instituição escolhida foi a Contasso Contadores Associados Sociedade Simples, uma empresa de médio porte, que possui trinta e seis anos no mercado, contando com oitenta colaboradores, e cerca de trezentos e cinquenta clientes, onde se presta serviços contábeis, ou seja, uma determinada empresa a contrata, e eles fazem todo o serviço legal da contratante, desde a folha de pagamento, registros dos funcionários, todos os encargos em folha, a parte fiscal, que é pegar as notas de compras, notas de vendas, e contabilizar nos respectivos livros, e termina com a contabilidade.

REVISÃO TEÓRICA

Uma organização é composta de aspectos administrativos e culturais que as definem como são e orientam a sua prática principal, esses aspectos se definem com base na história de criação da empresa, do processo de liderança, do modelo de gestão, do reconhecimento recebido pelos funcionários, motivação, dentre outros. Analisar e compreender os aspectos de cultura de uma organização permite que seja realizados projetos, normas, funcionamentos, objetivos e ações que sejam ricos no seu fazer diário e gere um resultado satisfatório para a gestão empresarial, pois são os aspectos culturais de uma instituição que as move e a faz ser como ela é. (ZANELLI, 2009)
Fazendo parte desse cenário, a gestão de pessoas que é conhecida como um conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho.
 A expressão gestão de pessoas surgiu em substituição da administração de recursos humanos, que é o termo mais comum usado para definir as maneiras de relacionarse com as pessoas nas organizações.
O foco de Gestão de Pessoas está baseado no desenvolvimento, pois se preocupa com o crescimento e desenvolvimento das pessoas para que elas possam atingir níveis mais altos de competência, criatividade e realização, visto que as pessoas são peças fundamentais em qualquer organização e na sociedade, a função de Gestão de Pessoas tem o objetivo de encontrar, atrair e manter as pessoas de que precisa a organização. (FLEURY, 2000)
Sendo o ser humano o foco principal dentro das organizações para alavancar a competitividade, o papel de um departamento de gestão com pessoas se configura como estratégico, por ser um modelo de gestão que gerencia e orienta o comportamento humano nas organizações (FISCHER, 2002), significa que o modelo de gestão de pessoas deve estar de acordo com as necessidades e desejos de ambos os colaboradores organizacionais. Dessa forma, o gestor de pessoas define processos, práticas, políticas que façam com que todos os funcionários atuem de forma corresponsável a organização.
Sendo assim surge um modelo de gestão de pessoas que passa a ser compreendido com um conjunto de práticas, padrão, ações para interferir no comportamento humano direcionando assim, ao que a empresa necessita. (DUTRA, 2001).  Ainda para o autor a gestão das pessoas se torna importante nas organizações devido as transformações ocorridas e hoje vendo as pessoas como o principal recurso para as empresas atingirem seus objetivos. Com isso, as organizações passam a crescer, se modificar incluindo os funcionários nesse desenvolvimento.
A gestão de pessoas se relaciona com os subsistemas e esse dinamismo atrai as pessoas, mantendo-as aplicadas em suas tarefas dentro da organização e por ela organização monitorada. Na prática, alguns ou um subsistema pode se desenvolver mais do que o outro. Isso ocorre quando a organização os gestores, privilegia mais um subsistema do que o outro, provocando desníveis entre eles.
1. Recrutamento é um subsistema que refere-se à captação e triagem de profissionais no mercado e, em seguida, a seleção e encaminhamento dos mesmos para a empresa. Tanto pode ser recrutamento interno entre os colaboradores que trabalham na organização ou recrutamento externo agências de empregos, anúncios em jornais contatos com escolas.
Na Seleção busca selecionar o melhor candidato para a vaga em aberto através de técnicas, que bem aplicadas resultaram em resultados positivos para a organização. É realizada uma entrevista de seleção: coletar informações e conhecer o estilo de cada indivíduo, realizado também testes de seleção com intuito de medir os aspectos intelectuais, de personalidade ou técnicos, testes de conhecimento podendo ser gerais ou específicos, testes Psicológicos comportamento pessoal, social ou cognitivo. (os testes psicológicos devem ser aplicados por um profissional da área) e através de técnicas de simulação ou dinâmica de grupo: Visam simular situações ou casos específicos, onde os candidatos participam com suas opiniões e visam pessoal. (CHIAVENATO, 2002)
2. Subsistema de aplicação de recursos humanos há o posicionamento dos colaboradores e avaliação de seu desempenho de acordo com suas funções desempenhadas na empresa. As atividades de aplicação de recursos humanos, que compreendem a análise de cargos, planejamento de carreira e avaliação de desempenho, tradicionalmente, num paradigma de gestão fundamentado no cargo, cuidavam de garantir o desempenho das tarefas pré-determinadas pelo manual de cargos. As descrições de cargos representavam um rol detalhado de tarefas especificando para cada cargo o que faz como faz e por que faz (CHIAVENATO, 2002).
3. Subsistema manutenção de recursos humanos são benefícios legais exigidos pela legislação trabalhista, estatutária ou previdenciária, benefícios espontâneos são concedidos por liberalidade das organizações. Ex. transporte, gratificações, etc. Benefícios monetários concedidos geralmente através da folha pagamento e gerando encargos sociais deles decorrente. Benefícios não-monetários são oferecidos na forma de serviços ou vantagens, ou facilidade para os usuários, dentre outros, assistência médico-hospitalar e odontologia. (CHIAVENATO, 2002)
4. Subsistema de desenvolvimento de recursos humanos se dá através de treinamento de pessoal que visa adaptar a pessoa ao trabalho em determinada empresa, preparando-o adequadamente para o exercício do cargo. Desenvolvimento organizacional, aperfeiçoamento das capacidades e motivações dos empregados a fim de torná-los futuros membros valiosos da organização.
5. Subsistema de monitoração de recursos humanos, a monitoração de recursos humanos compreende as atividades de banco de dados, sistema de informação de RH e auditoria de Recursos Humanos. Quando com foco no cargo, estas atividades serviram basicamente para fins de controle e garantia do cumprimento das tarefas, porém, na busca de desenvolvimento de competências e foco no indivíduo, estas atividades, além de possibilitarem controles necessários à gestão, proporcionam informações gerenciais para tomadas de decisão e planejamento organizacional. (CHIAVENATO, 2002)
Desta forma, o departamento gestão de pessoas têm atuado de forma direta nas organizações buscando permitir uma colaboração mais eficaz das pessoas garantindo os objetivos das pessoas e da empresa. Diante disso, a gestão de pessoas está se tornando cada vez mais estratégica, competitiva e sustentável. Em um mundo de constantes transformações, está sendo dada uma atenção especial para a área de gestão de pessoas, como fonte de valor e resultados para a organização.

HISTÓRIA 

Nome da empresa: CONTASSO CONTADORES ASSOCIADOS LTDA

Fundação: ANO 1981

Funcionários na época: 02

Funcionários atualmente: 96

A Contasso é uma empresa familiar no ramo de contabilidade gerencial. Os irmãos Carlos e Ana Barreto se uniram e formaram uma sociedade, no início eram apenas os dois em uma única sala do Barra Center e a medida em que foram aumentando o número de clientes, foram adquirindo salas próprias no mesmo local. Hoje ocupam todo o 2º andar do Barra Center, composto por mais de 20 salas sem alterar a estrutura arquitetônica do local, apenas adequando a climatização e o mobiliário às necessidades do funcionamento, sendo o mesmo local em que iniciaram a sociedade. Atualmente empregam 96 funcionários, a grande maioria com formação superior na área em que atuam, ou seja, não há funcionário de formação em cursos que não sejam específicos da área contábil, e historicamente continuam fiéis as crenças que fizeram com que iniciassem a empresa no passado, pois ainda prevalece o aspecto familiar na direção empresarial. Buscando aliar sempre os avanços tecnológicos aos serviços realizados sem robotizar ou permitir que esse avanço desempregue. Para isso, a diretoria desde o inicio se mantém com uma visão e atuação humanizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (369.6 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com