O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISO E AS DIFICULDADES NA COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM EM CONTEXTO SOCIAL E FAMILIAR
Por: Leidiane Galvão • 10/10/2018 • Projeto de pesquisa • 3.696 Palavras (15 Páginas) • 371 Visualizações
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
CURSO DE PSICOLOGIA
Alessandra Aparecida L. da S. Fernandes
Leidiane Galvão Cardoso
O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISO E AS DIFICULDADES NA COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM EM CONTEXTO SOCIAL E FAMILIAR
Projeto de Pesquisa
Goiânia/junho/2018
Alessandra Aparecida L. da S. Fernandes
Leidiane Galvão Cardoso
O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISO E AS DIFICULDADES NA COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM EM CONTEXTO SOCIAL E FAMILIAR
Projeto de Pesquisa
Projeto de Pesquisa desenvolvido no curso de Psicologia – nível Graduação, da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO – Campus Goiânia, como avaliação parcial da disciplina Projeto de Pesquisa.
Orientador (a): Profª. Drª Glaucia Yoshida
Goiânia/junho/2018
IDENTIFICAÇÃO
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA – Campus Goiânia
Endereço: Campus Goiânia – Rua 105-B, nº 185 – Setor Sul – Goiânia/GO – CEP: 74080-290
Tel:62) 3238-3056 / (62) 3238-3057 / (62) 3238-3059 / (62) 3238-3000
E-mail: gestor.psicologia@go.universo.edu.br
PESQUISADORES:
Alessandra Aparecida L. da S. Fernandes
Endereço: Rua Carlos Gomes Qd.11 L.05 – João Braz – Goiânia-GO
Tel: (62) 99210-7480
E-mail: alessandra_manu@outlook.com
Leidiane Galvão Cardoso
Endereço:
Tel: (62) 99648-9359
E-mail: leidianego63@gmail.com
ÁREA DO CONHECIMENTO: 70700001 – PSICOLOGIA
NATUREZA DO PROJETO: Trabalho científico original
1. INTRODUÇÃO
De acordo com as pesquisas, familiares e a população de uma forma geral, apresentam grandes dificuldades no que diz respeito à compreensão de como os indivíduos com autismo percebe o mundo se socializa e adquire conhecimento, dificultando assim a realização e inclusão social dos portadores dos transtornos.
O espectro autista é um transtorno global do desenvolvimento, onde os sintomas são identificados de 2 a 3 anos de idade. Tem como características, principais comprometimento na comunicação social reciproca e na interação social, e padrões restritos e repetitivos de comportamento interesses ou atividades.
Os Transtornos do Espectro Autista (TEA) em conjunto com a Síndrome de Asperger, Transtorno de Rett, transtorno desintegrativo da infância, transtornos invasivos do desenvolvimento, estão inserido no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, DSM III (1980) e na sua ultima versão DSM V (2014) na categoria dos Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD).
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2017), uma a cada 160 crianças são diagnosticada com TEA, que começa a partir da infância e em graus mais severos, atingem o indivíduo de modo que estes necessitam de apoio e cuidados para ao longo da vida. Já casos com menor gravidade, o sujeito consegue superar desafios e viver de maneira independente.
Tem como principais sintomas comprometimento no contato visual, expressão facial, dificuldades de fazer amigos, expressar emoções apresentando prejuízos, na comunicação, uso repetitivo na linguagem, dificuldades de iniciar ou finalizar a conversa, movimentos estereotipados, foco no detalhe em detrimento de um todo, pensamento concreto.
Ao passo que esse Transtorno tem sido cada vez mais diagnosticado mundialmente (OMS, 2017), torna-se relevante trazer a discussão sobre o espectro do Autismo, pois é necessário trazer informações para os familiares daqueles que lidam com casos. Assim, será feito uma revisão integrativa buscando analisar o tema a partir da busca eletrônica de artigos indexados nas seguintes bases de dados: SCIELO, BVS, COCHRANE, Repositores das universidades e PUBMED.
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Analisar os transtornos autísticos e as dificuldades na aprendizagem e comunicação dentro do contexto social e familiar.
2.1 Objetivos Específicos
Analisar as diferentes causas e sintomas do espectro austista.
Entender as dificuldades na comunicação e aprendizagem.
Conhecer a principal metodologia de intervenção pelo psicólogo.
Conscientizar familiares e o meio social, em que o autista, está inserido, destas dificuldades de comunicação.
3. HIPÓTESE
O Transtorno do Espectro Autista é de caráter inato, mas o desenvolvimento no contexto social pode alterar a gravidade do problema de interação com os outros.
O amparo familiar e a inclusão escolar são parâmetros fundamentais para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem do autista.
O tratamento psicológico pode contribuir na qualidade de vida tanto do indivíduo com autismo, trazendo melhorias também nas suas relações sócio-afetivas
4.
...