O Trabalho de Observação
Por: 801782 • 17/4/2022 • Trabalho acadêmico • 1.296 Palavras (6 Páginas) • 68 Visualizações
12/03/22 15:15
Sob a proteção de uma estrutura metálica, que propicia sombra aos que ali estão, havia a princípio oito pessoas das quais uma delas, era um indivíduo pequeno, de quatro anos de idade, ela era um menino, algo sabido devido a proximidade do observador com o individuo, ele tinha cabelos compridos, traços faciais afinada, vestia bermuda larga e camiseta grande. Esta criança, sempre ficava perto de um outro individuo, seu pai, que por sua vez, tinha altura relativamente alta para os padrões desta sociedade, sua face mais robusta, com poucas marcas de expressão, barba cerrada um pouco rala e cabelos curtos, corpo esguio, usava vestimentas despojadas, parecidas com o que a criança vestia. A criança, deu-lhe a mão, como se o chamasse, ele o adulto por sua vez lhe correspondia. Esta criança brincava com um skate, e ao que parece não domina o instrumento, pois cai dele quando mal sobe.
Os outros seis indivíduos ali, também se divertem com skates, contudo, estes parecem dominar a técnica do esporte, pois fazem manobras radicais, como por exemplo, subir em rampas e virar a prancha. Todos eles, figuras esguias, médio porte, usam roupas largas, bem comum entre skatistas, uns de bonés, neste contexto todos tem cabelos curtos e pele branca.
A oitava pessoa nesta cena, é um indivíduo que se diferencia dos outros, pois além de não estar praticando o esporte ou brincando de skate, ela tem características mais afinada de membros, tais quais, seu rosto e cintura, usa vestimentas curtas e apertadas, nomeadas de mini-shorts e cropped, altura baixa para os padrões do centro-oeste brasileiro, parece jovem por conta da ausência de marcas de sinais, maçã do rosto volumosa, ausência de pálpebras caídas e lábios naturalmente volumosos. Aliás essas definições ultimas de juventude, também se aplicam aos seis outros indivíduos.
Vale ressaltar que alguns desses indivíduos tem pinturas em seus corpos, denominadas, tatuagens. Enquanto esta cena acontecia, o local era servido de Rap música. É interessante dizer que, à distância a maioria destes indivíduos são facilmente confundidos, porque carregam similaridades no andar, na entonação de voz e vestimentas.
Dentro deste contexto, é fácil identificar os temas Raça e Etnia. Raça, pois é obvio que o contexto observado envolve seres humanos. E quanto a Etnia, o que se pode observar foi o fato de um grupo com características parecidas tais quais, as roupas, o esporte, a música, a cor de pele, etc. Que por um momento também remete à classe social, pois é sabido que a maioria das pessoas retintas no Brasil, são de classes sociais mais desfavoráveis e o Skate é um lazer/esporte pouco acessível financeiramente.
Segunda observação
Na SORVETERIA
Num dia de sol radiante, em um ambiente com aspecto limpo, aberto e arejado, contendo seis mesas com quatro cadeiras cada, a pintura do lugar combinando com a temática do estabelecimento, uma sorveteria cuja os produtos eram de frutos do cerrado e da amazonia.
Neste dia, o local estava com apenas duas pessoas, mais interpretada pelo meio, como figuras femininas, que tudo indicava que trabalhavam no local, pois estavam atendiam clientes, compradores dos produtos daquele estabelecimento e usavam camisetas de uniforme. Por vezes, as duas conversavam uma com a outra, mas o que chamou a atenção é que na maioria do tempo elas ficavam mexendo em seus celulares, de vez em quando uma delas saía pra limpar as mesas e ajeitar as cadeiras deixadas ¨fora¨ do lugar por um cliente ou outro que passeara ali para comprar os produtos ali oferecidos.
No local tocava música popular brasileira, mais conhecida propriamente como Sertanejo. Depois de um momento em que o estabelecimento estava sem a presença de nenhum cliente, uma figura feminina e de aparência jovem, como se tivesse em seus vinte anos, entra na sorveteria, interrompendo a conversa das duas atendentes. Em relação a distância do observador pode-se perceber uma delas se direcionar a jovem e lhe dizer boa tarde, com uma voz de aspecto entusiasmado. A jovem cliente pega uma garrafa de água no frízer, entrega o dinheiro à uma das atendentes e parte em retirada.
As duas trabalhadoras da sorveteria, após a saída da cliente, voltam a conversar, ação observada pelo movimento de boca e cabeça. Como o observador estava próximo, podia-se ouvir que por vezes riam alto, outras ficavam olhando ao celular, assim como no início da observação. Novamente, a quietude do ambiente é interrompida com a entrada de uma pessoa com feições feminina, tinha cabelo comprido e usava saia e camiseta acompanhada de um indivíduo infantil, este com feições socialmente descritas como masculina e usava chuteira, calção e camisa de um time de futebol. Foram cumprimentados com um boa tarde e foram servir-se com seus picolés e sorvetes e logo após sentaram à uma mesa. E enquanto consumiam seus produtos se interagiam uma com o outro. Ao terminarem, levantaram-se e dirigiram-se ao balcão, onde as cobranças eram feitas. Pagaram por seus consumos e retiraram-se do estabelecimento.
...