TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Psicologia

Por:   •  28/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS – FACTHUS

ANA CAROLINA COELHO BORGES

JÚLIO CÉSAR DA SILVA FILHO

LUIS CARLOS ALVES PIO

ROBSON SANTOS DE PAIVA

SUELEN FERNANDA RIBEIRO

PERSONALIDADE EXPLOSIVA E PERSONALIDADE HISTÉRICA (HISTRIÔNICA)

UBERABA, MG

2019

INTRODUÇÃO

Existem diversos tipos diferentes de transtornos de personalidade onde as suas causas dos ainda são desconhecidas, entretanto, acredita-se que fatores genéticos e ambientais estejam envolvidos. Além disso, para cada tipo de transtorno de personalidade, pode haver uma causa diferente e os sinais e sintomas variam muito de acordo com o tipo de transtorno.

No entanto, todos eles têm alguns pontos em comum. Em geral, os transtornos de personalidade constituem um padrão de sentimentos, pensamentos e comportamentos que não se adaptam a situações diversas. Esse padrão geralmente começa na adolescência e pode causar inúmeros problemas em situações sociais e profissionais.

A gravidade dessas doenças e a intensidade dos sintomas variam muito também de acordo com o transtorno de personalidade em questão.

PERSONALIDADE EXPLOSIVA

A personalidade explosiva também é conhecida por transtorno explosiva da personalidade ou transtorno emocionalmente instável.  Alguns autores ainda a denominam como síndrome de descontrole episódico.  Pois sua característica que mais se destaca, é a combinação do agir impulsivamente, como a instabilidade afetiva, onde através da impulsividade, a pessoa ignora certas consequências.  As Constantes crises de raiva podem gerar violências, que poderão ocorrer de modo mais fácil, devido as atitudes impulsivas serem impedidas ou criticadas pelos outros.

As agressões resultantes das crises de raiva poderão ser verbais ou físicas, porém, longe das crises, as pessoas com este tipo de transtorno, possuem condutas totalmente contrárias, pois são simpáticas, educadas, comunicáveis, além disso, não possuem conduta anti-social. Também podem se comportar de forma sarcástica, irônica e implicantes. Pessoas com este transtorno, também são conhecidas como ‘’pavio-curto ou cinco-segundos’’, pois pequenos aborrecimentos podem gerar impulsivamente, agressividade ou violência.

Normalmente, a perda de controle, além de gerar violência física e verbal, também pode gerar destruição de propriedade, onde geralmente, o que gerou a agressividade, é bem desproporcional a agressão. Estas violências, frequentemente são seguidas de arrependimentos, que podem gerar variados graus de depressão, como uma espécie de ressaca moral pelos atos cometidos.

A instabilidade, também pode atingir a escolha de seus objetivos, valores e realizações profissionais, que em frequente mudança, geram variação no ritmo e no estilo de vida dessas pessoas. Devido estas variações, o indivíduo apresenta breves mudanças a respeito da carreira, opiniões ou de amigos desejáveis.

 

O transtorno proporciona a instabilidade afetiva devido um alto retorno do humor, este humor disfórico, é caracterizado por frequente períodos de raiva, desespero e pânico. Este episódio reflete grande retorno das pessoas ao estresse interpessoais, onde o indivíduo pode se expressar facilmente entediado e ser incomodado pelo sentimento de vazio, sempre procurando algo para fazer.

            Geralmente, esse transtorno, resulta em sérias consequências familiares e sociais, como divórcio, perda de emprego, suspensão escolar, envolvimentos policiais bem como dificuldade com relacionamentos. Além disso, também podem ocorrer alterações eletroencefalográficas, como a lentidão de atividades.

            É frequente as pessoas acometidas por esse transtorno, acharem que estão normais e negam o transtorno, porém, a negação também faz parte do transtorno, e assim que submetidas ao exame de ‘’Mapeamento cerebral, ficam surpresas, pois o exame é capaz esclarecer tais dúvidas.

                 Porém, há muitas outras situações relacionadas a comportamentos impulsivos, como por exemplo, o estresse ou esgotamento, ciúme exagerado assim como autoestima baixa, sendo assim, não são todas as pessoas que possuem tal transtorno.

Os cinco principais transtornos do controle de impulsos são:

Transtorno Explosivo intermitente: Episodio de fracasso em controlar impulsos agressivos, resultando em agressões ou destruição de propriedade.

Cleptomania: Fracasso recorrente em resistir a impulsos de furtar objetos desnecessários para uso pessoal ou destituídos de valor monetário.

Piromania: Fracasso em controlar o impulso incendiário, cujo comportamento de de faz por prazer, gratificação ou alívio de ansiedade.

Jogo: Incapacidade persistente e recorrente em resistir ao impulso para jogos de azar e apostas.

 Tricotilomania: Impossibilidade em controlar o impulso de arrancar os pelos do próprio corpo, ocasionando falhas perceptíveis.

PERSONALIDADE HISTÉRICA OU HISTRIÔNICA

O Transtorno de Personalidade Histriônica ou Histérica (TPH) é uma desordem de personalidade (incluída no grupo B “dramáticos, imprevisíveis ou irregulares” – Borderline, Histriônica, Anti-Social e Narcisista), representada por pessoas dramáticas, exageradas, sedutoras, que tendem a chamar atenção para si mesmas e controlam pessoas e circunstâncias para conseguirem o que querem – manipuladores.É um distúrbio de personalidade que pode ocorrer concomitante ao Transtorno de Personalidade Limítrofe (Borderline) e, por isso, compartilham várias características em comum. Além disso, histriônicos têm uma probabilidade maior de adquirir depressão do que a maioria das pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (147.8 Kb)   docx (717.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com