O Trabalho de Psicologia
Por: Thalyta Nepomuceno Gouveia • 20/11/2021 • Projeto de pesquisa • 1.182 Palavras (5 Páginas) • 64 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE JK
CAMPUS: Asa Sul ( ) Gama ( x )
PROJETO PRÁTICO (TCD)
Tema – Transtornos de ansiedade
- Curso: Enfermagem
- Disciplina: Psicologia
- Professor: Antonio Marcos
- Aluna: Thalyta Nepomuceno Gouveia
- MATRÍCULA: 201606916
Introdução
Vivemos em uma sociedade de excessos. Somos bombardeados por informações que, na maior parte das vezes, não conseguimos absorver. Somos cobrados, pressionados, nos tornamos reféns da nossa mente. Essa situação alterou algo que deveria ser inviolável: a forma que os pensamentos são construídos, gerando consequências seríssimas para a saúde emocional, o prazer de viver, a inteligência, a criatividade. Pensar é bom, pensar com consciência é melhor ainda, mas pensar excessivamente é uma bomba contra a qualidade de vida de qualquer ser humano
Por ser uma das vítimas desse transtorno, decidi aborda-lo para poder entender melhor o que é essa doença.
Problema
Diferente do que muitos acham, a depressão não é a doença do século, a ansiedade que é, e por que será que o casos desse transtorno só vem aumentando ?
Em uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi decretado que entre os meses de maio a julho de 2020, ou seja, no início da pandemia, 80% da população brasileira se tornou mais ansioso, e de desde então os casos só aumentaram.
Essa doença tem atingido principalmente jovens, sendo capaz de se agravar e se transformar em doenças piores e consequentemente causando situações piores
Mudanças intensas acontecem na vida dos jovens durante a adolescência. Pode-se dizer que esse período é determinante para a construção da personalidade e aquisição de autonomia.
Os conflitos internos se somam com as alterações físicas, hormonais e cerebrais e o adolescente pode sentir maiores dificuldades para manejar ou conversar sobre essas situações. Desta forma, alguns fatores externos contribuem para a maior vulnerabilidade aos distúrbios psicológicos.
Entre eles estão a necessidade de aceitação social, aumento da pressão para assumir riscos e tomar decisões, descontentamento com a própria imagem, cobrança por desempenho, inseguranças, comparações, a internet acaba tendo bastante influência sobre esses fatores.
E todos esses fatores podem ocasionar em sintomas físicos e psicossomáticos, como por exemplo:
- Sudorese
- Falta de ar
- Hiperventilação
- Boca seca
- Formigamento
- Náusea
- "Borboletas" no estômago
- Ondas de calor
- Calafrios
- Tremores
- Tensão muscular
- Dor no peito
- Taquicardia (coração acelerado)
- Sensação de desmaio
- Tonturas
- Urgência para ir ao banheiro
- Insônia
O tratamento inclui duas etapas, o autotratamento que é basicamente fazer exercícios, se alimentar melhor, cortar alimentos que causam ansiedade, regular o sono, praticar exercícios de relaxamento, entender o que da gatilho e existe também o tratamento com ajuda de profissionais como psiquiatra e psicólogo, que pode ser por meios de remédios controlados e terapia, em casos mais graves
Justificativa
Segundo o site solução lab, essa doença é caracterizada pela excitação do sistema nervoso central, provocada pela liberação do neurotransmissor noradrenalina, gera a percepção do funcionamento acelerado do corpo e da mente, sendo um processo que pode ser tanto hereditário como adquirido e intimamente vinculado à forma como interpretamos as situações da vida.
Pode acabar se tornando um gatilho ao desencadear outros transtornos, se não for controlada, causando o surgimento de doenças psicossomáticas, doenças que afetam a saúde física e mental. Gastrite, úlceras, colites, taquicardia, hipertensão, cefaleia e alergias são alguns exemplos de doenças causadas pela ansiedade. Ela também é responsável pelo surgimento de outras doenças psicológicas como a depressão, pânico, toc, entre outras. Todas sendo doenças serias que podem acabar transformando pessoas em suicidas
...