O Transtorno do Sono
Por: viniibraz • 24/5/2022 • Trabalho acadêmico • 2.718 Palavras (11 Páginas) • 113 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
TRANSTORNOS DO SONO
Campus Dutra - São José dos Campos - SP
2018
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
TRANSTORNOS DO SONO
Projeto de Pesquisa, apresentado para a disciplina de Processos Psicológicos Básicos, orientado pela professora Andréa Mazariolli, como requisito de nota para o 2º semestre do curso de Psicologia.
Campus Dutra - São José dos Campos- SP
2018
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO ....................................................................................................... 03
- DEFINIÇÃO TRANSTORNOS DO SONO ......................................................... 04
- CAUSAS ................................................................................................................... 05
- TIPOS ....................................................................................................................... 06
4.1 Dificuldades de adormecer ou permanecer dormindo .................................. 06
4.2 Problemas para permanecer acordado ........................................................... 07
4.3 Problemas para conseguir manter uma rotina regular de sono ................... 08
4.4 Comportamentos Incomuns durante o sono ................................................... 10
- AJUDA MÉDICA/MEDICAMENTOS ................................................................ 12
- CONCLUSÃO ......................................................................................................... 13
- REFERÊNCIAS ...................................................................................................... 14
INTRODUÇÃO
O sono é um estado fisiológico que interrompe a vigília e tem como principais funções a restauração, conservação de energia e consolidação da memória (REIMÃO, 1996). Entretanto nem todos os indivíduos conseguem ter uma noite plena de sono; o presente trabalho tem o objetivo de apresentar os principais transtornos que acometem o sono, dentre eles a dificuldade de adormecer, problemas para permanecer acordado, problemas para conseguir manter uma rotina regular de sono e comportamentos incomuns durante o sono.
2. DEFINIÇÃO TRANSTORNOS DO SONO
O sono é uma necessidade física primordial para uma vida saudável que promove a restauração física e protege o ser do desgaste natural das horas em que esteve acordado. (MORCH & TONI, 2005).
Os transtornos do sono são perturbações que impedem que o indivíduo tenha um sono saudável, o que pode acarretar mudanças significativas em seu funcionamento físico, ocupacional, cognitivo e social, além de comprometer sua qualidade de vida. (MORCH & TONI, 2005).
Podem ocorrer em qualquer época da vida. A Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono reconhece 88 diferentes distúrbios do sono, descrevendo-os com critérios e diagnósticos específicos (BEZERRA et al., 2003).
3. CAUSAS
Segundo MARTINEZ, LENZ, & MENNA-BARRETO as causas dos transtornos do sono podem ser diversas, entre elas o envelhecimento, ingestão de altas doses de cafeína, estresse, ambientes inadequados ao relaxamento ou doenças orgânicas. A tentativa de regular o ciclo sono/vigília pode levar ao uso excessivo de álcool, hipnóticos, sedativos e estimulantes, o que pode piorar os transtornos.
Em muitos casos a origem é externa; pela falta de rotina regular, como no caso dos trabalhadores que são influenciados por um estilo de vida cada vez mais agitado, em que tendem a realizar muitas atividades e a não terem horários definidos para dormir. (MARTINEZ, LENZ, & MENNA-BARRETO, 2008).
Além disso, a falta de higiene do sono adequada também tem um papel determinante na causa desses distúrbios, a exposição a luzes em momentos inapropriados no período da tarde/noite, tendem a inibir o sono, assim como atividades estimuladoras: assistir à televisão, jogar videogame ou praticar atividades físicas próximo ao horário de se deitar. (MARTINEZ, LENZ, & MENNA-BARRETO, 2008).
Dessa forma, o sono pode ser facilitado pela diminuição de estímulos sensoriais como ruídos e claridade (BIANCHIN et al., 2004).
4. TIPOS
Os transtornos do sono são organizados em diversas classificações, a fim de facilitar a visualização e compreensão, agruparemos os transtornos mais comuns da seguinte forma:
- Dificuldades de adormecer ou permanecer dormindo;
- Problemas para permanecer acordado;
- Problemas para conseguir manter uma rotina regular de sono;
- Comportamentos Incomuns durante o sono.
4.1 Dificuldades de adormecer ou permanecer dormindo
INSÔNIA:
Citada como um dos principais transtornos do sono, a insônia é a mais conhecida entre os mais os distúrbios do sono atualmente. Caracteriza-se pela dificuldade de iniciar o sono ou por vários despertares durante a noite; muitas vezes ela traz a sensação de sono não concluído, um transtorno que a longo prazo pode trazer várias consequências, como irritação ou dificuldade para concentrar-se. (INDIAN, 2010.)
Geralmente, quem sofre de insônia gera um padrão de comportamento que interfere nos bons hábitos do sono. Dificuldades para dormir estão mais ligadas a problemas com estresse, ansiedade ou até mesmo a depressão. (INDIAN, 2010.)
4.2 Problemas para permanecer acordado
NARCOLEPSIA
O sintoma principal da narcolepsia é uma sonolência diurna muito intensa, podendo apresentar alucinações e ataques de sono que acabam afetando negativamente a vida do indivíduo, causando problemas para trabalhar e relacionar-se com outras pessoas. (BITTENCOURT; SILVA; SANTOS; PIRES; MELLO, 2005).
...