O enigma de Kasper hauser
Por: Giovannaargolo • 15/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.702 Palavras (7 Páginas) • 254 Visualizações
Universidade Metodista de São Paulo
Faculdade de Psicologia
Teorias e Sistemas em Psicologia Profa. Alacir
Giovanna Argolo Cardeliquio – 276364
Atividade do filme: O enigma de Kaspar Hauser.
Kaspar Hauser foi um garoto alemão, que viveu até sua adolescência trancafiada em um calabouço, onde não teve contato algum com o meio externo, e nem com o convívio social durante este período, seu único contato durante este tempo foi com um misterioso homem, responsável por sua alimentação, composta apenas por pão e água, e por alguns de seus únicos ensinamentos durante estes ano, tais como, basicamente escrever, e repetir palavras ouvidas, o mesmo, após ter condicionado Hauser a começar a andar, o deixou-o aos dezesseis anos em uma praça, em Nuremberg, segurando um chapéu e uma carta escrita por ele, e nesta havia explicações sobre o estado de Hauser. Por conta da privação de Hauser com a sociedade e o mundo externo, Hauser teve seu desenvolvimento normal impedido consequentemente, desta forma foi adquirir sabedoria, percepção, conhecimentos em geral, tardiamente em sua adolescência, após seu contato com o mundo externo, onde irei citar no decorrer da análise.
Hauser mesmo trancafiado durante anos, ainda assim tinha noção de reflexos básicos, mais como isto? Isto se dá a partir das condições inatas, onde um dos comportamentos e personalidade de Hauser era determinado geneticamente, herdado dos progenitores, tais como faziam com que o comportamento dele fosse então determinado por características que já nasceu com ele, sendo então elas inatas, pois Hauser não havia tido contato com o meio externo e nem com a sociedade, e mesmo assim já tinha alguns de seus conhecimentos, portanto eles eram inatos, já haviam nascido com Hauser, e ele não precisava de nenhuma experiência para aprender, como por exemplo, na cena em que ele se depara com um animal (galinha) em que ele nunca havia visto antes, e mesmo sem nenhuma experiência vivenciada ele foge do animal, por sentir-se ameaçado, neste momento o mecanismo dele de autodefesa está agindo, temos também outro exemplo quando Hauser se alimenta de pão e água, ele não havia sido direcionado a comer, nem nunca ninguém tinha o ensinado, porém ele se alimentava sem ajuda alguma, nesta hora vemos então o mecanismo de sobrevivência, ou então a capacidade inata de adquirir a língua que Hauser tinha, quando as pessoas pronunciavam frases, ele simplesmente as repetia isso tudo se dá pelo inatismo.
Vimos então alguns dos reflexos básicos de Hauser a partir de seus conhecimentos inatos, porém não eram suficientes para o desenvolvimento normal de Hauser, durante o filme “O enigma de Kaspar Hauser” vemos que Hauser era visto pela sociedade como um estranho selvagem, pela sua grande falta de conhecimento, assim então Hauser não tinha capacidade alguma de se ingerir por si só na sociedade, pois não sabia o significado das palavras, porque nunca tinha tido vivenciado às, não tinha conhecimento de seus sentimentos, do perigo, de suas coordenações físico-motoras, nem interpretação da realidade, não acreditava nas crenças impostas naquela época, não sabia se expressar, não conseguia terminar as historias que começa, não tinha raciocínio logico, não sabia se portar diante da sociedade, tendo então necessidade de adquirir o conhecimento, assim por meio de condicionamentos, e experiências, Hauser começou a adquiri-los, após ser exposto a um circo para trazer rendas para o governo que o mantia, Hauser é visto por um homem que então decide o adotar, e assim ensinar para ele tudo que Hauser nunca havia aprendido, ou tido contato, seu tutor então ensina a Hauser durante dois anos, a escrever, pronunciar diversas frases, dialogar, tocar piano, expressar suas ideias, e etc. Todos estes foram adquiridos através do contato com a sociedade, das experiências vivenciadas durante estes dois anos, por exemplo, quando ele aprendeu a escrever, foi através da imitação, quando seu tutor escrevia no papel e mostrava para ele como fazia, ou então quando ele aprende que colocar a mão no fogo vai lhe causar dor, e assim com a experiência ele passa, a saber, distinguir o que é perigoso e o que não é, então depois de estar em contato com o mundo externo e ter experiências, e também através do direcionamento de seu tutor, Hauser passa a adquirir conhecimento, nos quais não tinha noção alguma antes das experiências.
Sabemos então que Hauser tinha suas reflexões inatos, sendo eles os que já nasceram com ele, e seus conhecimentos adquiridos ao longo dos dois anos vivenciado com seu tutor, podemos então agora analisar o modo que Hauser usou para aprender, seus conhecimentos adquiridos desde os mais simples até os mais complexos, neste período com seu tutor, ele aprende o que lhe é passado através da imitação, quando ele vê o homem tocando piano, e depois então aprende, quando imita o que havia visto, pode-se ver também quando seu tutor pronuncia frases e palavras para ele, com isto fazendo com que ele imite-as, mesmo sem saber o significado das mesmas, ou até mesmo quando o homem que o mantinha aprisionado, o ensinou as palavras “cavalo”,” quero ser cavalheiro como meu pai” , o modo que o fez levar a pronunciar as palavras foi a imitação, e depois ele associa os sentidos á situações cotidianas, assim aprendendo. Outro meio usado por Hauser para sua aprendizagem, foi sua necessidade de aprender, e consequentemente o que isso o trazia sendo neste caso o conhecimento, temos então neste caso o comportamento operante, como processo usado, aprender a falar por exemplo, o comportamento de aprender a falar, tem como reforço conseguir interagir em meio a sociedade, ou seja ele tinha uma estrutura cognitiva que possibilitava a aprendizagem, ele só não tinha contato com conteúdos que possibilitassem isto, ai então quando ele passou a ter contato com o mundo externo e a sociedade, foi selecionado e moldado novos comportamentos.
Sob a ótica da teoria Sócio-Histórica de Vygotsky:
As principais idéias de Vygotsky referem-se: a) à relação dialética entre indivíduo-sociedade, nas quais originam-se as características tipicamente humanas. O homem transforma o seu meio e, ao mesmo tempo, transforma-se a si mesmo; b) às funções psicológicas superiores, que se originam nas relações entre indivíduo e seu contexto sócio-cultural, têm uma origem cultural; c) à relação com o mundo, que seria mediada por “ferramentas” criadas pelo homem; d) ao cérebro como a base biológica de tais funções mentais (Correia et al., 2001).
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