O estresse
Artigo: O estresse. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nayarinhamorgan • 3/11/2014 • Artigo • 434 Palavras (2 Páginas) • 466 Visualizações
INTRODUÇÂO
Nas últimas décadas cada vez mais pessoas sofrem de “stress”.
As mudanças bruscas no estilo de vida e a posição a um ambiente cada vez mais complicado levam-nos a sentir um determinado tipo de angústia.
Sentimos-nos desprotegidos e envolvidos em situações traumatizantes; os nossos mecanismo de defesa passam a não responder de uma forma eficaz.Atualmente mudanças significaticas em toda a sociedade moderna exigem das pessoas grande capacidade de adaptação física mental e social gerando situações de enorme desiquilibrio emocional. E exatamente esses desiquilibrio continuo que desenvolve o stresse.
Devemos tentar diminuir os efeitos maléficos do estresse e facilitar a adaptação do ser humano perante o estimulo estressore do cotidiano.Iremos abordar os seus conceitos fases e tratamento.
Foi realizada uma pesquisa com profissionais de salões de beleza e clinicas estética para identificar o nivél de estress.
CONCEITO
E uma doença do homem moderno que significa: aflição,adversidade,força,
pressão e esforço
O stresse é um conjunto de reacções orgânicas e psíquicas de adaptação que o organismo emite quando e exposto a qualquer estimulo que o excite,irrite amedronte ou faça muito feliz.
O canadense Hans selye foi um dos primeiros pesquisadores a estudar o stresse.Em 1936, ele introduzio o termo estresse na area da saúde como uma resposta geral inespecífica do organismo frente a um agente estressor ou a uma situação estressante.
TIPOS DE ESTRESSE
Stress positivo Eustresse: agradável e construtivo tem o predomínio da emoção da alegria,temos um aumento de capacidade de concetração nas tomads de decisões.Neste caso temos um sentimento de prazer e confiança.
Stress negativo Distresse: E desagradável,prejudicial e causador de doenças relacionadas com o estresse,temos o predomínio das emoções da raiva,da tristeza do medo o funcionamento mental fica confuso a concentração e diminuída, aumento da issegurança.
1) Fase de alerta: A primeira fase ocorre quando o indivíduo entra em contato com o agente estressor e o seu corpo perde o seu equilíbrio. Tem-se os seguintes sintomas:
Mãos e/ou pés frios,Boca seca
Dor no estômago,Aumento de sudorese,tensão e dor muscular por exemplo na região dos ombros
Aperto na manidíbula/ranger os dentes ou roer unhas/ponta da caneta
Diarréia passageira,Insônia,Taquicardia
Respiração ofegante,Hipertensão súbita e passageira
Mudança de apetite,Agitação,Entusiasmo súbito
Se você tem menos que sete desses sintomas é possível que o seu corpo não esteja sendo afetado pelo estressor. Lembramos que este teste não é muito preciso e que casos de estresse podem se manifestar de formas diferentes.
Se
...