O mundo da linguagem
Por: Lua20151 • 15/10/2016 • Resenha • 779 Palavras (4 Páginas) • 625 Visualizações
O mundo da linguagem
A linguagem surgiu como uma forma de capacidade que o ser humano desenvolveu para se comunicar, sendo essencial até para sua sobrevivência. Concretiza-se como algo essencial para a vida humana, sendo seu aspecto mais importante a de comunicação. É a partir dessa propriedade de comunicação que podemos escrever o que pensamos, o que vemos e o que sentimos. Uma outra propriedade de extrema importância é os símbolos, a partir da simbologia da linguagem nós damos sentido, toda palavra se refere a algo, algo simbólico e que muitas vezes só existe na mente do indivíduo.A partir dessa simbologia construímos nossos pensamentos, sonhos e imaginamos.
Por muito tempo, pensou-se que a linguagem era constituída apenas por palavras. Atualmente, compreende-se que linguagem é algo que vai muito além de palavras, ela se concretiza em diversas manifestações como os gestos, a linguagem de sinais e até olhares. Quem nunca recorreu a um simples olhar para demonstrar que algo estava errado ou para repreender alguém? E nesse momento foi estabelecido uma comunicação, uma linguagem.
Do surgimento da linguagem aos dias atuais ocorreram muitas mudanças, a linguagem evoluiu, transformou-se, ela é mutável e sempre será, a linguagem que era usada para comunicação pelos primatas ainda é utilizada hoje, por nós, porém de uma forma mais evoluída. Mutável por estar sempre em movimento, está sempre em mudança, está sendo sempre complementada, um exemplo claro é as novas palavras que são inseridas nos dicionários todos os anos e as palavras que até se transformam pelos indivíduos inserirem novos significados. Antes algo totalmente primitivo, hoje algo extremamente complexo e amplo, sendo utilizada para tudo, até para o mais simples pensamento que se configura por meio da representação simbólica.
É através da linguagem que conseguimos expressar nossos sentimentos, emoções, inquietações, e é nesse aspecto que ela se torna multifacetada, pois ainda quem não consegue expressar-se por meio da fala, utiliza-se de outras formas e se insere na língua. Assim, o homem é cortado pela linguagem e encontra-se imerso nesta, encontra-se imerso na simbologia, na representação e na comunicação da língua.
O filme Helen Keller e o milagre de Anne Sullivan , baseado em fatos reais, mostra claramente a necessidade humana da linguagem. Helen Keller é uma criança que quando bebê sofre de uma doença, se tornando cega e surda, vista como uma menina violenta e sem capacidade mental. Tudo muda quando a professora Anne Sullivan insere a menina na linguagem, conseguindo aprender a falar e estabelecer comunicação. Por meio da linguagem dos sinais a menina aprende os símbolos do mundo em que está inserida.
Fazendo um paralelo com o texto de Gutemberg , podemos perceber que a professora Anne Sullivan utilizou como forma de aprendizagem métodos da Psicologia comportamental e behaviorismo ,com o condicionamento clássico operante , reforço positivo e negativo , assim a menina passou a descobrir as palavras e os seus significados
A professora em alguns trechos do fi.lme traz algumas frases que demonstram o valor da linguagem, “ Linguagem é mais importante para a mente do que a luz para os olhos” ; “Tudo que sonhamos e pensamos está na palavra”, essas colocações de forma muito clara demonstram como a linguagem é essencial.
...