O papel do psicologo escolar
Por: Naty0305 • 5/6/2019 • Trabalho acadêmico • 480 Palavras (2 Páginas) • 273 Visualizações
O papel do psicólogo escolar
Este trabalho vira atender as exigências da disciplina metodologia cientifica.
O presente estudo será baseado na importância do psicólogo na ambiente escola, pois a relação entre as áreas da psicologia e educação no Brasil e merece uma discussão, para que se possa ser entendido a principal função, pois existe uma visão de que o psicólogo só pode ser clinico e não atuar em escola.
Segundo Oliveira e marinho Araújo (2009), a construção da relação psicológica – educação foi fortemente marcada por ações que tinham o objetivo de adaptar o indivíduo ao contexto escolar, com a utilização de psicodiagnósticos e avaliação psicológica
O uso da metodologia será realizar uma pesquisa com 30 membros da equipe administrativa pedagógico e professores de uma escola particular no Rio de Janeiro.
Os participantes têm idade entre 22 e 66 anos sendo 22 do sexo feminino e 8 masculinos,20 profissionais com ensino superior completo e 5 dos 8, ainda em curso e restante apenas com o ensino médio completo, ressalta-se que foram considerados os relatos dos participantes sobre suas opiniões sobre a definição do papel do psicólogo
A pesquisa tem como objetivo analisar a importância do papel dom psicólogo junto aos alunos na escola. Tais questões trazem á tona a importância do trabalho colaborativo entre o psicólogo escolar seja eficiente e não se torne uma ameaça para o trabalho de outros profissionais (Martinez 2010)
E a justificativa para realização do trabalho e analisar esse desconhecimento dessa profissão tão importante tanto no âmbito clinico e institucional.
E importante destacar que os resultados apresentados refletem a concepção de professores e gestores de uma única escola da cidade do Rio de Janeiro e inicialmente, destaca-se a importância do psicólogo para atuação no curso educacional.
Já a concepção de um profissional auxiliar pode ser relacionada a certa rejeição a figura do psicólogo escolar, bem como ao próprio desconhecimento acerca da atuação desse profissional (Martinez,2010).
Como destacam Selvini- Palazzolli (2014) é importante que cada membro da equipe escolar reflita sobre a sua responsabilidade e participação, tanto os professores e coordenadores, quanto o próprio psicólogo, que este ocupe a sua e, nessa medida tenha seu trabalho reconhecido
Bibliografia
PSICOLOGIA ESCOLAR EDUCACIONAL, SP, VOLUME21 NUMERO 3 SETEMBRO/DESEMBRI DE 2017: 407-415
MARTINEZ, A. M(2010) O QUE PODE FAZER O PSICOLOGO NA ESCOLA? EM ABERTO, 23(83)
...