Percepção de estudantes do ensino médio em relação ao psicologo escolar
Por: Andréa Alves • 1/5/2016 • Trabalho acadêmico • 4.144 Palavras (17 Páginas) • 451 Visualizações
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO..................................................................................................4
1.1 Tema..............................................................................................................4
1.2 Problema de Pesquisa...................................................................................5
1.3 Hipóteses.......................................................................................................5
1.4 Objetivo..........................................................................................................6
1.4.1 Objetivo Geral.............................................................................................6
1.4.2 Objetivos Específicos..................................................................................6
1.5 Justificativa.....................................................................................................6
2.REFERENCIAL TEÓRICO...............................................................................8
3.METODOLOGIA.............................................................................................14
3.1 Procedimentos Metodológicos.....................................................................14
3.1.1 Tipo de Pesquisa.......................................................................................14
3.1.2 Tipos de estudo.........................................................................................15
3.2 População e Amostra...................................................................................15
3.3 Riscos e Beneficios......................................................................................16
3.4 Procedimentos de Coleta de Dados.............................................................16
3.5 Análise de Dados..........................................................................................27
REFERÊNCIAS..................................................................................................31
1.INTRODUÇÃO
1.1 Tema
A pesquisa tem por tema a percepção de estudantes de ensino médio em relação ao psicólogo escolar. Até hoje, ainda existe uma resistência em se associar a imagem do psicólogo com a escola, de uma forma geral. Partindo dessa perspectiva, a imagem deste profissional estaria unicamente relacionada com a ideia de consultório para atendimento individual e intervenção voltada para a questão da saúde mental, na qual os problemas unicamente físicos e neurológicos estão localizados apenas na dicotomia entre saúde e doença, sendo estes traduzidos como dificuldades de ajustamento e adaptação de alunos neste contexto escolar (MARTINS, 2003).
As possibilidades de atuação do psicólogo na instituição escolar constituem, ainda, um tema de reflexão e de debate entre esses próprios profissionais, especialmente entre aqueles interessados em contribuir para o melhoramento da qualidade do processo educativo. O debate e os questionamentos se expressam, também, em diferentes instâncias do sistema educativo e deles participam, em diferentes graus, gestores, pedagogos e outros especialistas no campo da educação (MARTINEZ, 2010).
O psicológico escolar, nessa visão, deve atuar visando à adaptação desses alunos “anormais” e deve enquadrá-los no padrão determinado pela instituição. Pensando assim, o psicólogo escolar seria um profissional limitado e que passa uma ideia de “santo” ou “mágico” que resolve os “problemas dos alunos” como que por um milagre e devolve-os “curados”. Além disso, a visão do senso comum de que o psicólogo é o profissional que trata dos “loucos” é reforçada partindo da ideia de que este trabalha em promoção do ajuste das pessoas, ou seja, da busca pela “saúde” (MARTINS, 2003).
Apesar da visão conservadora e limitada citada ainda permanecer para algumas pessoas, vem se intensificando e crescendo na sociedade a imagem do psicólogo escolar como um agente de mudanças dentro da instituição escolar. É fato que as contribuições da psicologia clínica são importantes e, dessa perspectiva, elas seriam utilizadas para somar na atuação deste profissional, não para limitá-lo ou perpetuá-lo no senso comum (BRANDÃO, 2003).
A presença do profissional de Psicologia na rede pública de educação brasileira é ainda uma utopia se considerarmos dois aspectos importantes: a quantidade de profissionais lotados nas secretarias de educação e as suas condições de inserção e atuação efetivas nesse campo. Apesar de alguns municípios brasileiros já possuírem profissionais contratados diretamente pelas Secretarias Municipais de Educação, é ainda um desafio a preparação e o desenvolvimento de práticas profissionais junto a crianças e adolescentes acompanhando in loco o processo de desenvolvimento nos espaços educativos (GUZZO; MEZZALIRA; MOREIRA, 2012).
1.2 PROBLEMA
A prática do psicólogo na escola é importante para o cumprimento de seus objetivos apoiando alunos, família, a instituição e a sociedade. Devido a esse papel do psicólogo escolar queremos saber o reconhecimento como profissional para alunos das escolas públicas e privadas. Por muitos não reconhecerem o papel do psicólogo escolar, os alunos acreditam que o mesmo serve apenas para o preenchimento de sua carga horaria, fazer horário de estudos, conversar com alunos indisciplinados ou com algum tipo de problema mental. Diante da pesquisa que faremos, queremos mostrar outras funções que o psicólogo pode exercer no ambiente escolar e com isso,fazer com que os alunos de ensino médio possam valorizar o papel do psicólogo escolar e o procure com mais frequência em suas instituições.
O estudante da rede privada por manter um maior contato com o psicólogo escolar possui uma percepção maior a respeito desse profissional, isso por que na rede privada tem uma infraestrutura bem mais estruturada do que escola pública dessa forma, o estudante da rede pública não possui uma percepção em relação ao psicólogo escolar por conta desses fatores, Diante da pesquisa que faremos, queremos mostrar outras funções que o psicólogo pode exercer no ambiente escolar e com isso, fazer com que os alunos de ensino médio possam valorizar o papel do psicólogo escolar e o procure com mais frequência em suas instituições.
...