O protocolo RIP
Seminário: O protocolo RIP. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: radas • 27/9/2013 • Seminário • 392 Palavras (2 Páginas) • 369 Visualizações
Neste teste utilizamos uma rede com protocolo RIP (Routing Information Protocol).
O protocolo RIP é baseado no algorítmo vetor-distância, que utiliza a contagem de hops como métrica. "Uma contagem de hops é o número de roteadores por onde um pacote tem que passar para atingir o seu destino."
Este algorítmo é responsável pela construção de uma tabela que informa as rotas possíveis dentro da topologia de rede.
Quando um roteador recebe um update, ele compara essa informação com a existente na sua própria tabela. Se essa atualização inclui uma rota ainda não existente, ela é adicionada. Se ela já existir, é feita uma comparação entre a métrica das duas, e a menor fica valendo.
Em uma rede assim, cada roteador envia sua tabela inteira para todos os roteadores adjacentes em intervalos predefinidos de tempo (geralmente 30 segundos). Essa tabela também é enviada quando a topologia da rede muda (mais alguma rede é anunciada, por exemplo). A esse procedimento damos o nome de anúncio.
Estas mensagens fazem com que todos os roteadores adjacentes atualizem suas tabelas, que por sua vez serão enviadas aos seus respectivos vizinhos.
É importante lembrar que esses anúncios são feitos por broadcast. Se as tabelas forem grandes, podem ser necessários vários broadcasts, cada um com uma parte da tabela.
Outra característica do RIP é que ele é um protocolo classful, isto é, não repassa informação de máscara em seus updates. Protocolos classless possuem a vantagem de trazer em seus anúncios a máscara, possibilitando que uma subnet seja anúnciada sem que toda a sua classe também seja.
Uma desvantagem desse algorítmo é que ele não leva em conta largura de banda ou características do tráfego nos links. Dessa forma, o roteador sempre encaminhará o pacote pelo caminho com menos hops, mesmo que ele esteja mais congestionado ou possua menos banda que outros caminhos alternativos.
O protocolo RIP possui uma fácil configuração, sendo indicado para redes de pequeno porte. Também é indicado para equipamentos antigos e de pouco poder de processamento, sendo implementado pela maioria dos roteadores.
...