O que é uma aula? (Gilles Deleuze)
Por: JABANA • 21/2/2016 • Resenha • 329 Palavras (2 Páginas) • 905 Visualizações
O autor do texto lido define o que é uma aula de forma impecável. Para ele, não tem "o objetivo de ser entendida totalmente", pois é "uma espécie de matéria em movimento", significa que o aluno é que como um livro aberto, embora dependa do professor para conduzi-lo, à medida que esse aluno interage com o conteúdo, ele começa dar um novo significa a partir da bagagem cultural do que ele lê.
“Educar” conforme umas das citações de Paulo Freire que me lembro "é ter a consciência do inacabamento", tal qual um livro aberto também.
Uma aula, por melhor que seja ministrada, não pode querer ser definidamente de um tema, isso é impossível. O papel de um professor é de incentivar o espírito crítico do aluno, como também sua autonomia em pesquisa, o trabalho em equipe, resolução de problemas dentre outros. O papel do professor é de um provocador dessas atividades, não apenas alguém que transmite informações. O bom professor incentiva a emancipação do aluno, para que ele possa desenvolver seu senso critico tornando-se um ser pensante.
Ao comparar a aula com uma peça musical, o autor refere-se à questão do professor como um maestro que conduz uma orquestra, em que cada aluno é um músico, com seu dom. Ao maestro cabe mediar, conduzir e educar.
Quando diz “que cada aluno pega o que lhe convém em uma aula”, é exatamente essa consciência da impossibilidade de totalização de conteúdos e de abrangência total de um grupo heterogêneo. Não cabe ao professor aprovar a todos, muito menos reprovar. Isso é consequência natural de um processo de ensino-aprendizagem. Mas o bom professor disponibiliza abordagens que permitam o aluno ao raciocínio crítico, e este que se sentir tocado, com certeza, poderá saltar ao rumo ao futuro.
O professor deverá ter consciência que não se deve ensinar como se já soubesse tudo, e sim ensinar esperando algo em troca, educar é simplesmente oferecer a este aluno o seu melhor.
...