OS ASPECTOS PSICANALÍTICOS
Por: Tatianatuiuti • 24/6/2019 • Trabalho acadêmico • 625 Palavras (3 Páginas) • 140 Visualizações
DESENVOLVIMENTO
I- Dados de Identificação do adolescente:
Nome: T. B. M
Idade: 22 anos
Gênero: Feminino
Escolaridade: 3º Grau Incompleto
Identidade Profissional: Estudante
Identidade Sexual: Heterossexual
Identidade Ideológica: Mulher
II- Entrevista com o adolescente:
T.B.M., chegou na entrevista no horário combinado. Após preenchimento do termo de consentimento e os dados pessoais, foi explicado em detalhes como seriam conduzidas as perguntas e na sequencia seria feita a aplicação da técnica do desenho livre. T.B.M.,mostrou-se interessada em participar da entrevista e da técnica que seria aplicada. Posicionada na cadeira , com a mesa a sua frente, manteve o braço esquerdo embaixo da mesa, e o braço esquerdo sobre a mesa , com a mão cobrindo a boca enquanto falava, o olhar ficou neste momento fixo no teto.
T.B.M.; Iniciou fazendo uma breve apresentação , que é uma menina que atualmente mora sozinha , pois não consegue conviver com a mãe (pais são separados) , seu pai tem uma outra família e ela embora fique muitos momentos com eles , prefere ficar em seu próprio canto para não incomoda-los, mas que seu pai mesmo assim , esta presente em todos os momentos , então sente-se amparada da mesma forma que morasse com eles.
Durante a entrevista T.B.M., relatou como se percebe no mundo, e assim, considera que parte do seu tempo se sente deslocada, que seus pensamentos ou sua forma de pensar é muito diferente da forma que as pessoas pensam, e isso gera um sentimento de estar em partes perdidas, porque não encontra lógica suficientes para estas diferenças e que prefere defender o modo como pensa. Desde que iniciou a transição para a adolescência, considera que suas descobertas são confusas,e sente que seus desejos e sonhos se chocam com a realidade, ou seja, o desejo de liberdade x a dependência financeira dos pais e de tudo que precisa.
Sobre o relacionamento familiar, disse que desde o inicio da adolescência vive situações traumáticas, especialmente em seu relacionamento com a mãe, sente-se rejeitada por ela, muitas brigas, castigos e situações de conflitos, sendo que com seu pai, é um pouco menos, mas com conflitos em diversos momentos ainda.
Tem uma relação forte com amigos, considera que eles são influencias para seus passos e muitas de suas escolhas.T.B.M., contou que gosta de debater com os amigos, assuntos relacionados a causas humanitárias e causas sociais, diz que possui um perfil ligado ao desenvolvimento social da humanidade . Não se considera religiosa e nem possui uma religião especifica, mas se considera espiritualmente ativa.
Tem perspectivas de um futuro onde aos 28 anos será adulta e gostaria de estar casada, ter filhos e um bom trabalho.
De acordo com suas características pessoais, se descreve como sendo deslocada, diferente, organizada, inteligente, sincera, curiosa, alegre, agitada e as vezes muda rapidamente de opinião dependendo da situação, e faz isso por se achar flexível.
Disse ainda que hoje suas maiores dificuldades para enfrentar os problemas, é o choro excessivo, sente ciúmes demais do namorado, briga nestes momentos por qualquer coisa, não sabe lidar com a frustração, porque é muito planejada em cada coisa que vai fazer , então não gosta quando algo não sai como planejou.
...