OS NEUROTRANSMISSORES
Por: carolinevalencio • 13/10/2022 • Trabalho acadêmico • 2.902 Palavras (12 Páginas) • 145 Visualizações
UNIVERSIDADE POSITIVO
Anna Julia Russi Paraná
Cristiano Novaki Possamai
Francisco Mascarenhas
Maria Eliza Caroline Valencio
Polyana Dalmolin
NEUROTRANSMISSORES
Curitiba
2022
Anna Julia Russi Paraná
Cristiano Novaki Possamai
Francisco Mascarenhas
Maria Eliza Caroline Valencio
Polyana Dalmolin
NEUROTRANSMISSORES
Trabalho sobre neurotransmissores, suas características, classificação, e relação com os mecanismos de sinapse. Curso de Psicologia Universidade Positivo - Turma 208 Neuroanatomofisiologia - como parte dos requisitos avaliativos para graduação.
Orientador: Prof. Vinicius Coneglian Santos.
Curitiba
2022
SUMÁRIO
1 Introdução 3
1.1 Objetivos 3
1.1.1 Objetivo geral 3
1.1.2 Objetivos específicos 3
2 Neurotransmissores 4
2.1 Acetilcolina 4
2.2 Dopamina 5
2.3 GABA (Ácido gama - aminobutírico) 6
2.4 Serotonina 7
Referências bibliográficas 8
1 INTRODUÇÃO
Os neurotransmissores atuam como mensageiros químicos que têm a
função de transportar, estimular e equilibrar os sinais entre os neurônios ou células nervosas, dentre outras células do corpo. Esta função, que pode ser denominada como “mensageiro químico” do neurotransmissor, pode afetar diretamente uma grande variedade de funções físicas e psicológicas do indivíduo, incluindo a frequência cardíaca, sono, humor, apetite e medo.
Em nosso cérebro, milhões de moléculas de neurotransmissores trabalham
constantemente, para manter o funcionamento adequado, gerenciando tudo, a respiração, o batimento cardíaco, bem como os níveis de aprendizado e concentração.
Para o bom funcionamento deste sistema, de forma que as mensagens
sejam transmitidas por todo o corpo, os neurotransmissores precisam se comunicar uns com os outros, porém, os neurônios não são simplesmente conectados uns aos outros, no final de cada neurônio há um pequeno espaço chamado sinapse, e para se conectar com a próxima célula, é necessário que o sinal atravesse esse pequeno espaço, a este processo damos o nome de neurotransmissão.
Neste material, encontraremos mais detalhadamente a função de neurotransmissores e com essa dinâmica se dá, bem como suas funcionalidades e consequências.
1.1 Objetivos
1.1.1 Objetivo geral
Especificar as características dos neurotransmissores, suas classificações,
e sua relação com os mecanismos de sinapse.
1.1.2 Objetivos específicos
Apresentar as características dos seguintes neurotransmissores: Acetilcolina, Dopamina, Gaba e Serotonina, descrevendo suas funções, onde são produzidos e as patologias relacionadas.
NEUROTRANSMISSORES
ACETILCOLINA
Os neurotransmissores estão relacionados a todas substâncias liberadas pelos neurônios, sendo direcionado a uma ação do neurônio pré-sináptico sobre seu alvo pós sináptico, de modo a ativá-lo ou inibi-lo.
A acetilcolina ( ACh) foi descoberta em 1921 , e foi a primeira descoberta em
relação aos neurotransmissores. Ela é produzida pelo sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP), e é relacionada diretamente com a regulação da memória, aprendizado e do sono.
A acetilcolina é o neurotransmissor responsável pela estimulação das fibras
musculares e a sua liberação para a fenda sináptica ocorre pelas sinapses nervosas. A ACh através de um potencial pós sináptico excitatório que é chamado de potencial de placas, a contração da fibra muscular pois as placas motoras, que contém canais de Na e K com voltagem dependentes, e causam um potencial de ação ao longo do sarcolema.
As aminas são neurotransmissores de tipo químico, e a ACh é sintetizada a
partir da colina. A Acetilcolina transferase são enzimas-chave dos neurônios colinérgicos e são responsáveis pelas transferências do grupo acetil do acetil- CoA à colina. A enzima acetilcolinesterase (AchE) também é sintetizada pelo neurônio e secretada para a fenda sináptica e, então, é degradado o neurotransmissor em colina e ácido acético.
As patologias relacionadas quando não existe produção de acetilcolina
podem ser: inativação dos receptores musculares gerando paralisias musculares ( miastenia grave) e também estão relacionados a doenças de Alzheimer. Podemos analisar que existe uma quantidade saudável de acetilcolina no corpo, se diminuída ou aumentada, também pode causar diversos problemas à saúde, como por exemplo, intoxicação, irregularidades dos batimentos cardíacos, espasmos musculares, vômitos, dentre outros.
...