OS NÍVEIS DE BIOSSEGURANÇA
Por: Regises38 • 18/3/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 708 Palavras (3 Páginas) • 169 Visualizações
Aline Tatiane da Silva Vieira
RA: N64349-8
Profª Lúcia Garcia
NÍVEIS DE BIOSSEGURANÇA
É um conjunto de práticas, equipamentos e instalações voltados para a profilaxia de riscos. Existem quatro níveis: NB-1, NB-2, NB-3 e NB-4, crescentes no maior grau de contenção e complexidade do nível de proteção.
CONTENÇÃO
O objetivo é reduzir ou eliminar a exposição a agentes potencialmentes perigosos a equipe, paciente e meio ambiente.
Contenção primária é proporcionado pela adoção de procedimentos de boas práticas operacionais e pelo uso de equipamentos de proteção individual (EPI).
Secundária é a oferecida pela combinação de um projeto das instalações e das práticas operacionais.
NB-1
Se aplica aos laboratórios de ensino básico, onde são manipulados microrganismos que têm baixa probabilidade de provocar infecções no homem ou animal.
Sua principal contenção é o conjunto de boas práticas de laboratório e o uso de epi.
O esgoto do laboratório pode ser descartado na rede pública, deverá ter acesso a uma autoclave para a esterilização de vidrarias e instrumentos, um local específico para a guarda de objetos pessoais e aventais. Deve ser colocado o símbolo de risco biológico na porta.
● Classe de Risco 1
NB-2
Se aplica aos laboratórios clínicos ou hospitalares de níveis primários de diagnóstico, onde são manipulados microrganismos que podem provocar infecções.
O laboratório de NB-2 deve atender a todos os requisitos indicados para o NB-1, com mais algumas exigências.
O nível de Biossegurança 2 é adequado para qualquer trabalho que envolva sangue humano, líquidos corporais, tecidos ou linhas de células humanas primárias onde a presença de um agente infeccioso pode ser desconhecida.
Os procedimentos envolvendo alto potencial para a produção de salpicos ou aerossóis que possam aumentar o risco de exposição desses funcionários devem ser conduzidos com a Cabine de Segurança Biológica (CSB). Outras barreiras primárias, como escudos para borrifos, proteção facial, aventais e luvas, devem ser utilizadas de maneira adequada. E secundárias como desenho e organização do laboratório ( ex. instalações de descontaminação de lixo devem existir com o objetivo de reduzir a contaminação potencial do meio ambiente).
● Classe de Risco 2
NB-3
São os laboratórios preparados para trabalhos com agentes biológicos que podem provocar infecções no homem e nos animais graves, podendo se propagar de indivíduo para indivíduo, porém existem medidas terapêuticas e de profilaxia. É aplicável para laboratórios clínicos, de diagnósticos, de pesquisa ou de produções. O NB-3 possui requisitos intensificados em relação aos níveis 1 e 2,desenho e construção laboratoriais especiais.
Nesses locais realiza-se o trabalho com agentes nativos ou exóticos que possuam um potencial de transmissão via respiratória e que possam causar infecções sérias e potencialmente
...