OS PEQUENOS GRUPOS RELIGIOSOS
Por: raka101008 • 19/9/2020 • Trabalho acadêmico • 904 Palavras (4 Páginas) • 200 Visualizações
[pic 2]
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIGRAN CAPITAL
[pic 3][pic 4]
DANIELA SALOMÃO SÁ E SILVA
GRACIELA FABRÃO DA SILVA
RAQUEL CRIVELARI
PEQUENOS GRUPOS RELIGIOSOS
Grupo Bom Pastor
[pic 5][pic 6]
Campo Grande
2020
[pic 7]
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIGRAN CAPITAL
[pic 8][pic 9]
Daniela Salomão Sá e Silva - 091.849
Graciela Fabrão da Silva – 091.979
Raquel Crivelari - 091.872
PEQUENOS GRUPOS RELIGIOSOS
Grupo Bom Pastor
Trabalho apresentado na Disciplina de
Processos Grupais do 5ª semestre, turma A,
Curso de Psicologia.
Professor Dr. Jeferson Renato Montreozol
[pic 10]
Campo Grande
2020
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa apresentar como se processou a constituição de um pequeno grupo humano, denominado Grupo Bom Pastor, retratando sua condição histórica, social e cultural, bem como o jogo de forças e papeis sociais do grupo.
CONDIÇÃO HISTÓRIA, SOCIAL E CULTURAL
De acordo com o dicionário, a palavra grupo significa a pluralidade de seres ou coisas que formam um conjunto material ou mentalmente considerado. (REAL ACADEMIA ESPANHOLA, 2019)
A constituição de um grupo varia em função do critério unificador adotado, ou seja, do fator que unifica o sentimento de pertencimento das pessoas, podendo ser material ou mental, algo que está na mesma realidade ou algo que está somente na cabeça das pessoas, o quê de comum as une. É preciso identificar as características comuns ao grupo para depois identificar as características individuais de cada um dos integrantes.
Em 1993, na cidade de Porto Alegre/RS, o padre Francisco Ledur colocou em prática uma proposta de formação de grupos de casais em segunda união matrimonial com o objetivo de acolhimento e disseminação da religião católica, pois estes consideravam-se excluídos e marginalizados do seio da Igreja. Atualmente este modelo de grupo de casais está disseminado nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
O grupo escolhido para observação é o “Grupo Bom Pastor – Casais em 2º União”, que está inserido na Pastoral Familiar da Paroquia Sagrado Coração de Jesus, nesta Capital. Esse grupo iniciou suas atividades no ano de 2000, e hoje conta com a participação de 36 pessoas. Estão aptos a ingressar no Grupo Bom Pastor as pessoas que foram casadas anteriormente pela Igreja Católica, se divorciaram e assumiram uma nova relação, seja união estável ou casamento.
...