Obra De Gergen
Artigos Científicos: Obra De Gergen. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: morenagtssima • 23/11/2014 • 471 Palavras (2 Páginas) • 508 Visualizações
OBRA
Kenneth J. Gergen
O trabalho de Gergen está associado com o construtivismo e construcionismo social, no qual o construtivismo social é baseado nos meios de representação, "criar um mundo mental e depois teorizar sua relação com o mundo exterior." Enquanto o construcionismo social não dá qualquer valor ou mundo mente. Para ele o conhecimento é construído socialmente.
Em 1973 publicou um artigo ‘Psicologia Social como história’ que relata sobre as leis e os princípios de interação social sendo variáveis com o tempo. O artigo publicado gerou polêmica, pois ele argumentava que as leis e os princípios de interação social são variáveis com o tempo, e que o conhecimento científico gerado por psicólogos sociais realmente influência os fenômenos que se destina, ou seja, descrever de forma passiva.
No mesmo ano (1973) ele abordou questões sobre o valor do altruísmo, explorando os caminhos que levam outros para ajudar o destinatário a ressentimento e alienação, publicando "A psicologia social como história" que precipitou uma grande mudança em sua carreira. Posteriormente publicou "A crise da psicologia social" em teoria gerativa, passou a desenvolver uma visão radical do conhecimento socialmente construído.
Gergen da ênfase na mente individual que é substituída por uma preocupação com processos de relacionamento do qual emerge a racionalidade e moralidade. Ele também é conhecido por seu comentário "Eu estou ligado, logo existo" como uma resposta à posição de Descartes "Penso, logo existo". O construcionismo social considera o discurso sobre o mundo não como um reflexo ou mapa do mundo, mas como um artefato de intercâmbio social. Constituindo em um desafio significativo à compreensão convencional. Embora as raízes do constrituiconismo possam ser rastreadas há bom tempo nos debates entre as escolas de pensamento empirista e racionalista, o construcionismo busca ultrapassar o dualismo com o qual ambas as teorias estão comprometidas, e situar o conhecimento no interior dos processos de intercâmbio social. Ainda que o papel da explicação psicológica se torne problemático, um construcionismo plenamente desenvolvido pode oferecer um meio para compreender o processo da ciência e convidar para que se desenvolvam critérios alternativos para a avaliação da investigação psicológica.
Referência:
http://es.wikipedia.org/wiki/Kenneth_J._Gergen
GERGEN, K. J., & MORAWSKI, J. (1980). An alternative metatheory for social
psychology. In L. Wheeler (Ed.), Review of personality and social psychology(pp.
326-352). Beverly Hills: Sage.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-71822008000300018&script=sci_arttext
GERGEN, K. J. (1973) Social Psychology as History. Journal of Personality and Social Psychology, 26 (2), 309-320.
...