Obrigado por Fumar
Por: Evora • 5/9/2016 • Artigo • 495 Palavras (2 Páginas) • 202 Visualizações
O filme “Obrigado por Fumar” relata a vida de Nick Naylor um intermediador e acultura organizacional e o gerenciamento de crises de imagem das empresas, de forma geral, e como costumam fazer para defender seus interesses.
Selecionamos a cena em que Nick Naylor e “desmascarado” e perde o emprego, após uma matéria no jornal, publicada pela reporter que ele teve um breve romance, a partir de então, começa a viver momentos de crise de imagem, e seu único pensamento e na sua situação e as consequências sofridas e que estão por vir, suapreocupação por não ter se preparado para tais enventos o deixou bem abatido, pois o seu relacionamento com a reporter já era previsto por seus amigos e por ele mesmo, afetando além da sua imagem pessoal a da corporação a qual defendia, e gerenciá-la, era uma questão de honra, pois acreditava muito em sí mesmo e no seu potencial no papel que desempenhava de intermediador, ao seu ver uma falta de visão o fez desmoronar.
Nick se fecha para o mundo e não fala mais com ninguém, quando o seu filho vai visita-lo os dois começam um diálago,o menino pergunta porque o pai está se escondendo de todos, e ele responde que todos o odeiam naquele momento, o garoto questiona;o seu trabalho e ser odiado, e se você quisesse um emprego fácil teria entrando para a cruz vermelha, este é o seu trabalho ser um intermediário, e ter razão faz parte disso! Neste momento Nick começa a elaborar tudo que estava acontecendo, a partir deste momento começa a criar diversas oportunidades e expectativa para retornar a fazer o que fazia, após o apoio do filho.
No comitê Nick fica em uma situação entre uma postura ética, moral e de credibilidade, mesmo que seja de um produto que é tão prejudicial a saúde. E mesmo assim defende a empresa que o descartou quando nãose fez mais necessário a sua função dentro dela. Continuou o seu trabalho de lobista, em outro seguimento de telecomunicações, um que é bastante criticado no filme.Podemos observar que é quase uma questão de sobrevivência criar mecanismos para enfrentar adversidades, situações fora do controle, emergências.
É possivél perceber no filme que uma organização pode ser destruida e todos os seus representates em uma crise de imagem corporativa, pois todos param de acreditar nela como organização. É preciso ter em mente, que todos nós sofremos uma crise de “imagem” seja na área social, ética ou moral, no entanto, é necessário ser compreendido que o mundo pode traser sucessos, reconhecimentos e também coisas negativas, porém as grandes empresas só se baseiam em estratégias e ganho, e Nick sabia que precisaria ter sua imagem limpa e ser bem visto para continuar no ramo, entendendo que as empresas só ficarão com ele e com qualquer outro profissional enquanto estiverem apresentando resultados e atingindo as expectativas, pois quando não fosse mais necessário colocariam outro em seu lugar,e para isso precisava acreditar no que faz.
...