Orientação profissional
Por: hellensilva123 • 18/4/2016 • Resenha • 628 Palavras (3 Páginas) • 234 Visualizações
Orientação profissional X Orientação vocacional
Neste texto será abordado uma das diferenças entre O.P e O.V, e os papeis respectivos do orientador.
Orientação profissional
O trabalho do orientador profissional consiste em construir um caminho para o autoconhecimento, em um contexto mais abrangente, como um campo de atividades que, além de auxiliar pessoas a tomar decisões no âmbito do trabalho ou estudos dispondo de estratégias de Orientação consagradas, pode contribuir ainda com a Educação Profissional e a transição da escola para o mundo do trabalho de maneira mais intensa
A Orientação Profissional não busca em si a descoberta de aptidões do indivíduo, mas considera que a relação profissional se fundamenta na cultural. Trata-se de um processo que busca auxiliar o indivíduo na descoberta de suas habilidades naturais assim como conhecer as fontes de treinamento disponíveis para se aprimorar e se desenvolver.
A orientação Profissional não cabe apenas a jovens-adultos, descontentes com sua profissão, mas também para pessoas de meia idade que pretendem mudar de carreira, ou desenvolver-se mais na mesma profissão. Serve também, àqueles que tem dúvidas se estão na área ou profissão adequada ao nível de satisfação.
Assim, a função da O.P. é auxiliar este tipo de público, a refletir sobre sua profissão atual, sobre seus valores, e sobre o que quer para si no futuro.
A Orientação Vocacional ou Profissional, não definirá que a pessoa escolhera determinada profissão, ela simplesmente apresenta um caminho mais amplo para quem se encontra com dificuldade de escolher, se manter ou trocar de profissão.
O objetivo da O.V. ou O.P. é ajudar a pessoa a se definir, não escolher para pessoa. Com o processo, ela irá clarear suas ideias, prestar atenção em si mesma, reconhecer suas vontades e habilidades, para que então assuma a responsabilidade de escolher seu futuro profissional.
O papel do orientador consiste em auxiliar o indivíduo não só a desenvolver uma imagem verdadeira de si, como também a verificar essa imagem em contato com a realidade e modo satisfatório. Ajudar o indivíduo a compreender para onde vai, quais as etapas, natureza das tarefas e fatores que podem influenciar suas decisões quanto a carreira.
Orientação Vocacional
Geralmente se utiliza o termo Orientação Vocacional para jovens e adolescentes que vão ingressar em um curso superior e que estão indecisos sobre qual curso escolher.
Então, a função é auxiliar jovens a reconhecerem quais suas verdadeiras habilidades vocacionais, através do autoconhecimento e reflexões.
A Orientação Vocacional, vem buscando diversas estratégias, para melhor adaptar-se a essa nova realidade. É um atendimento voltado para orientação e informação, que envolve a escolha profissional. É indicado para adolescente e também para adultos que estejam em conflitos com a sua escolha profissional, podendo ou não estar relacionado com as constantes modificações do mercado de trabalho.
A finalidade da Orientação Vocacional é avaliar, analisar, esclarecer e informar o examinando suas áreas de interesses, aptidões específicas e gerais, que se apresentam inseridas em suas possibilidades. Revela também, tendências e habilidades em área ou campos de trabalho. O objetivo da Orientação Vocacional é associar esses campos e sugerir caminhos ou tendências profissionais, que possam estar mais próximas das possibilidades, capacidades e interesses do examinando. A Orientação Vocacional pode proporcionar ao examinando uma forma de resolver o "dilema" diante desse momento de decisão.
O processo de avaliação é feito através de entrevista, questionários de interesse, testes projetivos, testes de personalidade e teste intelectual.
...