Orientação profissional
Por: jessicaplima • 15/10/2016 • Trabalho acadêmico • 512 Palavras (3 Páginas) • 235 Visualizações
- IDENTIFICAÇÃO
Responsáveis: Raquel, Rayla, Jéssica Pinheiro de lima.
Orientanda: Nicolle Brandão
Assunto: Orientação Profissional
2) DESCRIÇÃO DA DEMANDA
A orientanda, que vamos descrever de N.B, ela declarou satisfação com o curso de Direito, que cursa atualmente. A jovem não tem experiência na sua área, mas pretende atuar no mercado de trabalho, e se sentir realizada com sua escolha profissional.
N.B é uma aluna de 18 anos, está cursando o 1º semestre de Direito, no momento não está trabalhando. Mora com a mãe e dois irmãos em um bairro de Fortaleza,
- PROCEDIMENTO
Foi realizada entrevista e aplicação de 4 ferramentas, em 2 encontros diferentes, com duração média de 50 minutos cada.
- ANÁLISE
- CONCLUSÃO
Com base nos dados observados, ficou constatado que N.B mostra aptidões para os cursos como Turismo, Gastronomia, Moda, dentre outros.
Demonstrou habilidade para funções de ouvir e compreender o que os outros dizem, comunicação, turismo, culinária, idiomas, crianças, idosos, infratores. E demais atividades que tenha que lidar diretamente com o fator Humano.
DEVOLUTIVA
1 (Motivação para escolha)
A jovem foi pontual com os horários e as datas marcadas para os encontros.
2 (Personalidade)
Através dos aspectos observados, a jovem demonstrou características positivas. Mostra ser uma pessoa esforçada, dedicada, atenciosa e muito responsável. Sobre as atividades grupais, interage facilmente, em relação aos demais.
3 (Interesses vocacionais)
A jovem apresenta interesse em lidar com pessoas, mostra habilidade interpessoal. Demonstrou flexibilidade com horário. Ela pretende ajudar as pessoas, defender acusados dos crimes e montar uma empresa.
4 (Aptidões)
Através das habilidades apresentadas, podemos observar que a jovem gosta da área de humanas, para o relacionamento interpessoal, demonstrou alguns interesses pela moda, culinária, turismo
5 (Valores)
A orientanda em nenhum momento deixou em evidência sua prevenção salarial. E consequentemente não ficou claro sua remuneração. A jovem não demonstrou aptidões para liderança.
6 (Áreas excluídas)
Não apresentou interesse nas áreas de exatas, computação, odontologia, eletricidade e etc...
A jovem declarou que não tem interesse de trabalhar em condições de perigo, solidão, em público, em finais de semana.
7 (Inclinações profissionais)
A orientanda manifesta interesse no curso de culinária, como ela apresentou que gosta de trabalhar em cozinha. Como ela desperta interesse em trabalhar em mais de um lugar, ao ar livre, o turismo é uma das opções da jovem.
8 (Maturidade para a escolha profissional)
Em seu discurso a orientada apresenta certeza de sua escolha profissional, entretanto de acordo com os resultados da avaliação a mesma apresenta algumas aptidões para as áreas de turismo, culinária, área de humanas...
...