Os Desafios da Indisciplina no Ambiente Escola
Por: 212003 • 11/4/2017 • Trabalho acadêmico • 4.697 Palavras (19 Páginas) • 543 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE PEDAGOGIA
Autores
Sandra Marconi Padial – RA: 1537798
Os desafios da indisciplina no ambiente escolar
Polo
Boiçucanga/São Sebastião
2016
Autores
Sandra Marconi Padial – RA: 1537798
Os desafios da indisciplina no ambiente escolar
Trabalho apresentado como requisito
Parcial a Disciplina Projetos e Praticas
De Ação Pedagógica do Curso de
Pedagogia, da UNIP Sob a Orientação
da Professora: Wanderli Cunha de Lima
Polo
Boiçucanga/São Sebastião
2016
Sumário
1. Justificativa ....................................................................... 05
2. Situação problema ............................................................06
3. Publico ..............................................................................07
4. Objetivo ............................................................................08
5. Embasamento Teórico ......................................................09
6. Percurso metodológico .....................................................11
7. Cronograma de atividade ................................................. 22
8. Avaliação ..........................................................................24
9. Referências bibliográficas ................................................ 26
Os desafios da indisciplina no ambiente escolar
JUSTIFICATIVA
A indisciplina representa um problema a ser pensado sob a perspectiva da gestão educacional. É uma força que coloca em questão o próprio projeto pedagógico da instituição, na medida em que consegue afetar não somente as iniciativas e práticas dos educadores, mas as finalidades mais amplas que se deseja atingir dentro da sala de atividade, que devem ser a aprendizagem, socialização, acesso à cultura e formação do cidadão.
Há várias dimensões a buscar dentro da leitura desta questão. Porque a indisciplina é mais acentuada na turma do 5º ano.
A perspectiva aqui apresentada reflete a percepção de todos os profissionais da Escola que ressaltam a indisciplina da turma, o que vêm produzindo um mal estar entre os educadores. Nesta perspectiva estão presentes diversos sinais de uma crise disciplinar que vem ocorrendo dentro de nosso ambiente escolar e mais especificamente dentro da sala de atividade.
Em meio à situação vivenciada por todos os profissionais que trabalham direta e indiretamente com a turma, o que se coloca é a necessidade de uma tomada de decisões baseada em uma linha de ações capazes de transformar este cenário em sala de aula e originar soluções que realmente sejam efetivas, tanto para essa turma, como para todas as outras turmas.
SITUAÇÃO PROBLEMA
A Verde Escola é uma ONG situada no litoral norte em uma comunidade carente inserida em meio a uma região riquíssima de veraneio, onde a maioria de seu moradores são trabalhadores em diversos setores que vão desde caseiros, cozinheiros, serviços gerais e outros trabalhos, atendendo a demanda de veranistas e turistas, trabalhando em média 12 horas dia, principalmente em finais de semana, tendo um dia de folga durante a semana. Para atender as necessidades da comunidade e suprir a defasagem de aprendizagem escolar, o Verdescola atende em média 500 crianças e adolescentes no contra turno escolar, com atividades de Artes, Esporte e grande ênfase no Reforço Escolar, “Português e Matemática” .
O Verdescola possui em cada turno 10 turmas divididas por idade e classificação escolar, turmas intituladas por nomes de Praias, a turma Arrastão com alunos de 5º ano, é umas das turma com maior índice de reclamação entre os educadores da ONG, que como consequência, não consegue ter um bom desempenho nas atividades propostas, mesmo as mais atrativas, como no esporte e artes.
PUBLICO ALVO
Alunos do 5º ano, da turma Arrastão na faixa etária de 10 e 11 anos.
OBJETIVOS GERAIS
Promover uma mudança de olhar em relação à indisciplina, no âmbito escolar e suas possíveis causas, bem como propor ações para amenizar o problema estudando conceitos de
...