Os Diários de Campo Estágio Supervisionado em Psicopatologia
Por: Faah Bastos • 18/5/2022 • Trabalho acadêmico • 2.344 Palavras (10 Páginas) • 386 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
CURSO: PSICOLOGIA
6° SEMESTRE – MATUTINO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO EM PSICOPATOLOGIA
Difran Melo França
DIÁRIOS DE CAMPO:
Observações realizadas na clínica-escola entre os meses de março e maio de 2022.
Salvador - Bahia
2022.1
Difran Melo França
DIÁRIOS DE CAMPO:
Observações realizadas na clínica-escola entre os meses de março e maio de 2022.
Este trabalho faz parte do processo avaliativo da matéria Estágio Supervisionado Básico em Psicopatologia, sob a orientação do docente Jaílson Brandão. Sendo parte curricular do 6º semestre do curso de Psicologia do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE).
Salvador-Bahia
2022.1
COMENTÁRIOS GERAIS
Este trabalho é parte do processo avaliativo da disciplina de Estágio Supervisionado Básico em Psicopatologia, sob a orientação do docente Jaílson Braga Brandão (CRP 03/02125), como parte da prática a observação e registro dos diários de campo. É de responsabilidade do estagiário em estágio básico, (i) observar as triagens destacando os aspectos da clínica psicológica; (ii) postar-se de forma profissional respeitando as diretrizes específicas do curso de Psicologia; (iii) analisar de forma descritiva a queixa inicial do cliente, e (iv) discutir os casos com o professor orientador responsável.
Por meio da prática, o aluno pode assumir o posicionamento de analista qualitativo considerando os demais elementos não explícitos por meio da fala do cliente, e que são de extrema relevância durante a elaboração do diário de campo. Para Demo[1] (2012), por exemplo:
“O analista qualitativo observa tudo, o que é ou não dito: os gestos, o olhar, o balanço, o meneio do corpo, o vaivém das mãos, a cara de quem fala ou deixe de falar, porque tudo pode estar imbuído de sentido e expressar mais do que a própria fala, pois a comunicação humana é feita de sutilezas, não de grosserias. Por isso, é impossível reduzir o entrevistado a objeto”
(DEMO, 2012, p. 33)
Além de proporcionar um contato mais direto com as demandas dos clientes, valendo-se do referencial teórico trabalhado em sala de aula. Isso garante ao estudante a oportunidade de construir um domínio amplo de seus conhecimentos e a capacidade de utilizá-los em variados contextos a partir da investigação e da análise.
DIÁRIOS DE CAMPO
É evidente a preocupação com a formação dos profissionais da saúde mental, desde a prática da observação, das anotações, a produção dos diários de campo e os relatórios finais. Neste sentido, o diário de campo apresenta-se para o futuro profissional o registro das atividades que permitirá uma reflexão de suas práticas.
DIÁRIOS DE CAMPO 1
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Realizado: Clínica-escola do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE). |
Data da observação: 18/03/2022. |
Observações realizadas: 02. |
Horas realizadas: 10h até 12h43m. |
Professor Orientador: Jaílson Braga Brandão – Psicólogo - CRP 03/02125 |
RELATO DE CAMPO |
Cheguei à clínica-escola do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE) com meia hora de antecedência, como orientado pelo professor Jaílson Brandão na aula anterior a prática. Realizei a retirada do meu crachá – documento indispensável a todos os alunos para que possam circular pelas dependências da clínica. Ao sermos direcionados a Sala de Espelhos (espaço destinado aos alunos de Psicologia para observação dos atendimentos clínicos), o professor Jaílson Brandão reforçou algumas orientações primordiais, pontuando questões sobre confidencialidade, privacidade, sigilo, ética e a postura de um profissional, e passou algumas informações sobre o primeiro paciente, indicando pontos indispensáveis a serem considerados durante a observação:
A primeira triagem ocorreu 18 de março de 2022 às 10h13m e finalizada às 11h02m, conduzida pelo professor Jaílson Brandão por meio de uma entrevista semiestruturada. Fomos orientados pelo professor a não transcrever nenhuma fala do paciente. Manteve-se o foco apenas na análise descritiva da queixa.
|
ANÁLISE DESCRITIVA DA QUEIXA – Observação 1 |
Cliente: Homem, 26 anos. Encaminhado: psiquiatra indicou a necessidade de psicoterapia.
|
ANÁLISE DESCRITIVA DA QUEIXA – Observação 2 |
Cliente: Homem, 37 anos. Encaminhado: decidiu procurar o serviço de psicologia por conta própria.
|
...