TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Estoicos e epicuristas

Por:   •  19/4/2015  •  Seminário  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 5

Estoicismo e Epicurismo

Estoicismo : e uma escola de pensamento filosófico grego fundado por Zenão de Citio, desenvolveu se como um sistema integrado pela logica, pela física e pela ética, articulado por princípios comuns. Foi porém a ética estóica que mais influência exerceu no desenvolvimento da tradição filosófica chegando ate a influenciar o pensamento ético cristão nos primórdios do cristianismo. Para o estoicismo os princípios éticos da harmonia e do equilíbrio fundam se nos princípios que ordenam o próprio cosmos. O homem enquanto parte desse cosmos deve orientar sua vida prática por tais princípios. A ataraxia, a impertubabilidade constituem o sinal da sabedoria e da felicidade, pois representam o estado no qual o homem impassível não é afetado pelos males da vida. Atualmente a filosofia da linguagem tem revalorizado a contribuição dada pelos estóicos para a lógica e para a teoria da linguagem.

          Ou seja os estóicos defendiam uma atitude de completa austeridade física e moral, baseada  na resistência do homem ante os sofrimentos e os males do mundo. Seu ideal de vida designado pelo termo apatheia era alcançar um serenidade diante dos acontecimentos fundada na aceitação da "Lei universal do cosmos" que rege toda a vida.

Epicurismo É a doutrina do filósofo grego Epicuro, segundo o qual o bem é o prazer. O prazer consiste na eliminação de toda a dor; o estado estável do prazer que garante a felicidade.

O sábio despreza a morte. Aprender a viver e aprender a gerir melhor os prazeres, afastando aqueles que não são naturais nem necessários e fomentando aqueles que se encontram nos limites da natureza. O estado supremo dessa moral é a atitude e ataraxia: a total impertubabilidade diante da Dor.

Ou seja, propunha a ideia de que o ser humano deve buscar o prazer da vida. No entanto distinguia entre os prazeres aqueles que são duradouros e aqueles que acarretam dores e sofrimentos, pois o prazer estaria vinculado a uma conduta virtuosa. Para Epicuro o supremo prazer seria de natureza intelectual e obtido mediante o domínio das paixões, a ataraxia serviu de base para o hedonismo, filosofia que também defende a busca do prazer, mas que não diferencia os tipos de prazeres, tal como faz Epicuro.

Valores éticos

Estoicismo a evolução do estoicismo é dividido em três fases, stoa antiga, media e nova.

Stoa antiga, compreende a época do fundador Zenon de Citio (-333 /-262) e dos primeiros escolarcas atenienses, Cleante de Assos (-331/-232) e Crisipo de Soli (-280/-207).

Stoa media, que abrange a época de Panecio de Rodes (-185/-109) e de Posidonio de Apameia (-135/-51). O estoicismo recebeu grande influência do platonismo e chegou a Roma.

Sto nova o estoicismo foi dominado pelos romanos e seus principais representantes foram Lucius Annaeus Seneca, o jovem (-4/65). Epicteto (55/135) e o imperador romano Marco Aurélio (121/180) somente os dois últimos deixaram obras em grego.

            O estoicismo influenciou consideravelmente o neo-platonismo e embora nunca tenha desaparecido totalmente, a vitalidade e a importância da escola declinaram progressivamente a partir do século III.

A doutrina estoica se baseia um pouco nos fragmentos disponíveis dos primeiros filósofos e muito nos escritos dos filósofos dos períodos Greco-romanos (Sto nova)

O estoicismo não veio do nada, os filósofos  da stoa antiga que estabeleceram a base da doutrina receberam diversas  influências. Heráclito de Efeso influenciou a física, Deodoro Crono a lógica, os cínicos e Sócrates a ética.

            Foi uma doutrina que sobreviveu todo o período da Grécia antiga, até o Império Romano, incluindo a época do imperador Marco Aurélio, até que todas as escolas filosóficas foram encerradas em 529 por ordem do imperador Justiniano I que percepcionou as suas características pagãs contrárias a fé cristã.

             A escola estóica preconizava a indiferença, a dor de ânimo causada pelos males e agruras da vida. Reunia seus discípulos sob pórticos situados em templos, mercados e ginásios. Foi bastante influenciada pelas doutrinas cínica e pecurista, além da influência de Sócrates.

         Uma característica distinta do estoicismo é o seu cosmopolitismo, todas as pessoas seriam manifestações do espírito universal único e deveriam de acordo com os estóicos, em amor fraternal, ajudavam se uns aos outros de maneira eficaz.

         Apoiavam a ideia de que as diferenças externas como status e riqueza, não são importantes nas relações sociais. Em vez disso advogava a irmandade da humanidade e a natural igualmente do ser humano. O estoicismo tornou se a mais influente escola do mundo Greco-romano, e produziu uma grande quantidade de escritores e personalidades de renome como Catao, o jovem e Epicteto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (101.5 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com