TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 4

PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

As organizações e os indivíduos estão engajados em um contínuo processo de atração. Da mesma forma que os indivíduos buscam entrar nas organizações, na tentativa de desenvolvimento profissional, e em busca de autos sustento, as empresas almejam indivíduos que possam compor o seu quadro de funcionários com eficiência e presteza. O objetivo comum é estabelecer uma relação de troca de benefícios que será mais satisfatória se a pessoa escolhida apresentar os requisitos adequados e em virtude desta procura faz-se necessário à realização de um processo de recrutamento e seleção o mais eficaz possível.

Porém antes de qualquer processo seletivo deve-se fazer o levantamento do perfil adequado do candidato que deverá preencher a vaga. O cargo engloba o conjunto de atividades a serem desenvolvidas pelo empregado na empresa. Cada cargo apresenta atividades específicas das quais é necessário apresentar habilidades, conhecimentos e aptidões que permitam ao sujeito a realizá-las com maior eficácia.

De acordo com Chiavenato (2010, ps.217,218), “[...] a descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo. Ela define o que o ocupante faz, quando faz, como faz e porque faz.” E essa definição é utilizada para definir as especificações do cargo, que relacionam os conhecimentos, habilidades e capacidades necessárias ao desempenho satisfatório do cargo.

Enquanto para Pontes (2006), a análise de cargos é o estudo que se faz para coligir informações sobre as tarefas componentes do cargo e as exigidas do seu ocupante.

Tanto a descrição de cargos quanto analise dele é de suma importância para a escolha da pessoa a qual melhor se encaixará na vaga, pois além de representar por escrito o que se realiza no dia-a-dia com relação às tarefas, atribuições, funções e responsabilidade, também descreve o cargo quanto ao que faz, quando faz, como faz e por que faz, esta análise estuda e determina os requisitos qualitativos para desempenhar a função. Se concentrando em quatro requisitos: Mentais, físicos, de responsabilidade e condições de trabalho. Descrever e analisar os cargos também o caminho para se definir a remuneração do colaborador, pois a partir dele temos o conhecimento do que está sendo realizado, como deve ser realizado e quem deve realizar, assim sendo, avalia-se um justo valor para tais exercícios, levando em consideração sempre o grau de complexidade, conhecimento exigido e ambiente de trabalho.

A partir daí podemos dar seguimento ao processo de recrutamento e seleção, assim saberemos exatamente os requisitos que precisamos no candidato.

Segundo Chiavenato (1985), recrutamento é o conjunto de procedimentos que atrai candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É um sistema de informação através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher. Ele consiste em fornecer à organização um número suficiente de 
pessoas para a consecução de seus objetivos, a partir de dados referentes às necessidades presentes e futuras de recursos humanos da empresa, ou seja, é a busca de canais competentes e efetivos, sendo estes os mais diversos, de fontes de captação de indivíduos necessários e adequados às vagas em aberto.

E para efetuar esse recrutamento as organizações podem buscar vários meios de recrutar podendo ser interno, o externo e on-line.

Para Chiavenato (2010), o recrutamento interno significa preencher as vagas e oportunidade com as pessoas que atuam na organização.

Nele a busca pelo profissional se concentra na própria empresa, através de remanejamento de colaboradores que podem ser transferidos, promovidos ou ainda transferidos com promoção. Os tipos mais comuns de fontes internas são as notificações das vagas a serem preenchidas, notícias de vagas em aberto chegam aos colaboradores através de cartazes, mensagens na Intranet, indicação feita pelos empregados da empresa, ex-funcionários e candidatos que participam do processo. Este tipo de recrutamento é uma excelente opção para a empresa no que se refere menor custo e menor tempo na escolha do candidato, dentre outras vantagens como, valorização de colaboradores, desempenho e potencial já conhecidos, aproveitamento de investimento feito em treinamento de pessoal.  Mas ele também apresenta desvantagens como desmotivação dos colaboradores não aprovados no processo interno, excesso de competitividade entre os colaboradores, não adaptação do profissional promovido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com