TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA CLINICA COMPORTAMENTAL E COGNITIVA

Por:   •  7/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  1.317 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL- FAEF

Amanda Izidoro Vegas

 RA: 51187

PROJETO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA CLINICA COMPORTAMENTAL E COGNITIVA

      9º Período

        

GARÇA – SP

2018

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESPECIFICO EM PSICOLOGIA CLINICA COMPORTAMENTAL E COGNITIVA.

  1. INTRODUÇÃO

A TCC atua aplicando duas principais abordagens aos quais são: cognitiva e comportamental para a aplicação das técnicas.

A Terapia Comportamental baseia-se principalmente nos conceitos de: Aprendizagem social (Bandusa), Condicionamento Operante (Skinner), e condicionamento clássico (Pavlov).

A TCC tem como principal objetivo compreender os processos que mantém a condição do sofrimento emocional do individuo, e refletir sobre as idéias, pensamentos e comportamentos que influenciam negativamente na vida do mesmo, e assim testar adaptar novos comportamentos  e pensamentos para que seja possível um alcance no desenvolvimento de uma vida mais saudável .

Já a Terapia Cognitiva é um sistema de Terapia ao quais as principais cognições (crenças, pensamentos, interpretações) influenciam diretamente nas suas emoções e comportamentos. Daí o Terapeuta atua com o objetivo de alterar essas emoções e comportamentos que de certa forma influencia negativamente na vida do individuo.

A psicoterapia é resumida em fases até sua conclusão. Onde a primeira fase tem como objetivo definir a estratégia de intervenção. Na segunda fase o Terapeuta objetiva a normalização das emoções do paciente. Na terceira fase o Terapeuta intervém com o objetivo de que as crenças e esquemas disfuncionais sejam desfeitos. Na quarta fase é avaliado os ganhos terapêuticos e prevenção de recaídas.

A Terapia só deve ser encerrada quando as maiorias dos sintomas estiverem reduzidos de forma que não influencie mais negativamente na vida do paciente, porém estando atentos a recaídas .

Falando um pouco sobre as técnicas, os principais modelos de processamento de informações  são baseados nos pensamentos automáticos e nas crenças centrais. Os pensamentos automáticos aparecem ligeiramente em algumas situações ao qual não é racional. As crenças centrais são experiências desde a infância onde é possível desenvolver conceitos negativos, idéias equivocadas e percepção de vida, muitas vezes regradas ao individuo pelos pais na infância, a maneira em que o individuo é tratado na infância, influenciando assim sua visão de mundo e das pessoas ao seu redor. 

De acordo com  (KNAPP, 2008) a TCC é a técnica mais utilizada na atualidade pois a mesma utiliza técnicas destinadas a correção de pensamentos disfuncionais e crenças , assim incorporando técnicas da terapia comportamental e uso do reforçador.

Para melhor obtenção de resultados, é importante que Terapeuta e o paciente trabalhem juntos na identificação das crenças e para que assim o Terapeuta possa identificar a melhor técnica que se adapta ao caso, obtendo assim resultados satisfatórios.

1.2 Com base nos estudos da Psicologia Clinica Comportamental e Cognitiva, a expectativa é de aprimoramento dos nossos conhecimentos e vivencia assim também adquirindo experiência na área .

1.3 As atividades serão realizadas mediante orientação da professora supervisora.

  1. LOCAL DO ESTÁGIO / CARACTERIZAÇÃO / DURAÇÃO E FREQUENCIA SEMANAL

O estágio será realizado na Clinica escola de Psicologia Aplicada Faef Garça/SP onde tem estrutura para atendimento com adultos e crianças. No local tem sala de atendimento e brinquedoteca caso precise utilizá-la. O estágio tem duração de 4 horas semanais sendo essas horas distribuídas em atendimento, estudo de caso e plantão na clinica.

3. OBJETIVOS DO ESTÁGIO

3.1 Objetivos Gerais

Promover a reflexão e desenvolver competências no atendimento clínico cognitivo-comportamental.

3.2 Objetivos Específicos  

  • Habilitar o aluno no atendimento e psicoterapia congnitivo-comportamental aplicada aos transtornos psicológicos 
  • Compartilhar e discutir em grupos, nas reuniões de Supervisão de Estágio, os resultados obtidos;
  • Observar, analisar, descrever e interpretar comportamentos verbais e não-verbais no contexto das entrevistas.

  1. ATIVIDADES PREVISTAS

4.1 Colóquios e conferencias de supervisão.

        As supervisões são feitas semanalmente.

4.1.1 Orientação

        As orientações são dadas semanalmente em sala de aula pela professora supervisora da matéria.

4.1.2. Aprofundamento

        Em sala de aula é feito uma orientação de cada caso.

4.1.3. Desenvolvimento

        O desenvolvimento acontece a cada ida sessão e supervisão, obtendo cada vez mais informação do paciente, e obtendo possíveis resultados para as necessidades do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (176.5 Kb)   docx (970.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com