PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
Ensaios: PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aizirk • 30/9/2013 • 427 Palavras (2 Páginas) • 527 Visualizações
conhecer bem a nossa, nem falar vários idiomas se nem sequer dominamos o nosso. Quer dizer, não conseguimos nem nos colocar como indivíduos em nosso grupo nem saber o que acontece, nem argumentar, aceitar ou recusar em nosso próprio benefício, realizando todas as coisas que constituem o termo tão em voga e tão mal aplicado: "cidadania".
O chamado terceiro grau, a universidade, incluindo conhecimentos especializados, tem seu fundamento eficaz nos dois primeiros. Ou tudo acabará no que vemos: universitários que não sabem ler e compreender um texto simples, muito menos escrever de forma coerente. Universitários, portanto, incapazes de ter um pensamento independente e de aprender qualquer matéria, sem sequer saber se conduzir. Profissionais competindo por trabalho, inseguros e atordoados, logo, frustrados.
Sou de uma família de professores universitários. Fui por dez anos titular de lingüística em uma faculdade particular. Meu desgosto pela profissão ? que depois abandonei, embora gostasse do contato com os alunos ? deveu-se em parte à minha dificuldade de me enquadrar (ah, as chatíssimas e inócuas reuniões de departamento, o caderno de chamada, o currículo, as notas...) e em parte ao desalento. Já nos anos 70 recebíamos na universidade jovens que mal conseguiam articular frases coerentes, muito menos escrevê-las. Jovens que não sabiam raciocinar nem argumentar, portanto incapazes de assimilar e discutir teorias. Não tinham cultura nem base alguma, e ainda assim faziam a faculdade, alguns com sacrifício, deixando-me culpada quando os tinha de reprovar.
Em tudo isso, estamos melancolicamente atrasados. Dizem que nossa economia floresce, mas a cultura, senhores, que inclui a educação (ou vice-versa, como queiram...), anda mirrada e murcha. Mais uma vez, corrigir isso pode ser muito simples. Basta vontade real. Infelizmente, isso depende dos políticos, depende dos governos. Depende de cada um de nós, que os escolhemos e sustentamos.
Lya Luft é escritora
Disponível em http://veja.abril.com.br/230507/ponto_de_vista.shtml
Acesso em 13 de junho de 2013
Leitura dirigida:
A partir do texto identifique e compare as fases do desenvolvimento e as características de personalidade citadas pela autora.
R:
QUESTÃO
Na formação e estruturação da personalidade de um indivíduo, deve ser levado em conta que a(s)
I. personalidade, em sua formação, depende exclusivamente de fatores ambientais.
II. disposições herdadas têm pouca atuação na formação e estruturação da personalidade de um indivíduo.
III. dimensão estrutural e histórica da personalidade contribui para a sua constituição como tal.
Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que
a) apenas o item I está correto.
b) apenas os itens I e II estão corretos.
c) apenas o item III está correto.
d) todos os itens estão
...