TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DO COTIDIANO - REGISTRO DE OBSERVAÇÃO

Por:   •  16/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  5.244 Palavras (21 Páginas)  •  907 Visualizações

Página 1 de 21

PSICOLOGIA DO COTIDIANO - REGISTRO DE OBSERVAÇÃO

Observação 01

Nome: ​ Ariane Rodrigues - RA: D121472

Local de observação: ​ Adega Havana

Cidade do local observado: ​Mongaguá

Data de observação:​ 28 de fevereiro de 2018

Duração: ​2 horas Horário: ​Início: 20h00 - Término: 22h00

Tema: ​Atendimento ao público

A observação deu início às 20h00m na parte interna de uma adega, onde é comercializado diversos tipos de bebidas e cigarros.

O local tem aproximadamente 150 m2, três mesas quadradas de madeira com quatro cadeiras cada uma. Um balcão onde foi observado uma atendente de aproximadamente 20 anos, morena, cabelos na altura do ombro. Veste shorts jeans e uma blusinha de alças.

A atendente meche com as mãos sobre a cabeça passando os dedos entre os cabelos, sai do balcão e se senta na cadeira em uma das mesas. Meche nos cabelos novamente, coloca a unha entre os dentes, bate com as mãos levemente nas pernas. Olha para a porta de entrada, se levanta da cadeira, abaixa levemente um pouco o shorts e vai para dentro do balcão, senta-se em uma cadeira.

Um homem de cerca de 60 anos entra no estabelecimento com uma garota de aproximadamente 3 anos. A atendente se levanta da cadeira e oferece um suco para a garota sorrindo. O homem diz: - Obrigada. Da uma quantia de dinheiro para a atendente, a mesma vai pegar o suco e oferece um canudo para a criança. A criança pega o canudo e a atendente diz: - Tchau, obrigada. O homem com a garota vai embora. A atendente sacode os cabelos e sai do balcão e senta-se na cadeira de uma das mesas.

Chega um rapaz de aproximadamente 18 anos, veste chinelo e camisa regata, moreno. Ele pede um refrigerante gelado, ela vai pegar olha para ele e diz: - sete e cinqüenta, ele paga o valor, ela pega o dinheiro com as pontas dos dedos e dá o troco para ele. Abaixa a cabeça e escreve algo no caderno. Ele vai embora. Ela se dirige até a geladeira, coloca 2 refrigerantes de 2 litros la dentro. Coloca os cabelos atrás da orelha, se dirige até a porta, prende levemente os lábios entre a boca.

Chega uma moça de aproximadamente 25 anos, veste uma blusa amarela e um shorts jeans, cor branca. Vai até uma geladeira e pega um vinho, faz o pagamento e deixa cair uma moeda, a atendente se vira para pegar a moeda para ela. Da o dinheiro em sua mão e sorri. A atendente diz: - Obrigada. A moça vai embora.

A atendente anota algo no caderno, faz isso cantarolando uma musica que não foi possível identificar, pega uma bala, Poe na boca e mastiga. Continua a escrever. Ao escrever ela para e fixa o olhar na geladeira por alguns segundos.

Sai de dentro do balcão com uma chave na mão. Sai da loja por cerca de 1 minuto e meio e retorna.

Para em frente a porta, coça uma das pernas, sacode os cabelos e volta a olhar para a rua com uma das mãos em volta da cintura.

Vai até a cadeira e senta-se em uma das mesas. Coloca as mãos para trás segurando a cadeira e depois da leves batidinhas com a mão na barriga.

Pega em sua perna, cruza e coloca as mãos no joelho. Olha para a porta com o olhar fixo, coça as costas e estrala os dedos. Tira um pouco de suor da parte superior entre os lábios e o nariz.

Entra um rapaz de cerca de 35 anos, branco de shorts e regata. Pede um cigarro, ela pega, entrega a ele. Ele pergunta: - Sem novidades? Ela apenas balança a cabeça numa afirmativa. Ele sai do estabelecimento. Ela escreve no caderno.

A atendente se escora no balcão, segurando o queixo.

Chega um homem de aproximadamente 50 anos, ela olha para ele e sorri. Entra outro rapaz ao mesmo tempo, ela faz anotações fixamente no caderno. Atende os rapazes, da o troco e sorri.

Chega um rapaz de cerca de 16 anos, pede um cigarro, ela faz uma anotação, sorri com o sorriso apertado nos lábios, pega o dinheiro e da o cigarro a ele. Olha para o celular e tira o olhar rapidamente. Ele vai embora.

Chega um homem cerca de 60 anos, usando um chapéu, pede um cigarro. Ela diz: - O que? Em um tom de voz um pouco alto. Ele diz: - Vim só ver se tem cigarro.

Ela olha para ele com os olhos fixos, e sobrancelhas fechadas no rosto, boca fechada e expressão séria. Ele faz um gesto com a mão indicando um jóia. Ele diz: - Obrigada. E vira-se em direção a porta. Vai embora sem comprar nada. Ela sorri.

Ela vai novamente até uma cadeira de uma das mesas e senta-se, levanta os cabelos e coça um braço. Pega no pescoço e nos cabelos, coloca a unha entre os dentes. Olha em direção da porta.

Entra um homem sem camisa, moreno, de bermuda e aproximadamente 30 anos. Olha para a geladeira. Coça um olho e pega um refrigerante. Se dirige até o balcão e faz o pagamento. Ela faz anotação, usa de palavra de agradecimento. Obrigada e conta um dinheiro atrás do balcão.

Sorri. Conta algumas moedas.

Olha para porta, volta o olhar pro caderno e olha novamente para a porta.

Coloca as moedas no caixa.

Chega um casal com uma criança de cerca de 2 anos.

A mulher espera na porta com a criança. O homem entra e pede uma cerveja. A atendente responde: - Só isso? Ele se dirige a mulher na porta e faz a mesma pergunta pra ela. Segura a cerveja na mão e olha para os dois lados.

Ele vai ate a porta e volta. Pergunta se tem pirulito. Ela responde que não, porem tem balas. Ele pede as balas ela da para ele.

Ela comenta algo falando sozinha, sobre como fazer filhos e não levar doces para eles. Conta moedas e faz anotações. O término da observação foi as 21:30hs.

PSICOLOGIA DO COTIDIANO - REGISTRO DE OBSERVAÇÃO

Observação 02

Nome: ​ Ariane Rodrigues - RA: D121472

Local de observação: ​ Adega Havana

Cidade do local observado: ​Mongaguá

Data de observação: ​ 22 de março de 2018

Duração: ​2 horas Horário: ​Início: 19h00 - Término: 21h00

Tema: ​Atendimento ao público

A observação deu-se início às 19hs.

Atendente garota cerca de 20 anos, de pele morena, cabelos longos, veste uma blusinha de alças finas, calça jeans e tênis.

Está em pé atrás do balcão com a mão esquerda segurando o celular, ela olha para ele enquanto toca uma música no ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (144.6 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com